sexta-feira, setembro 07, 2007

Incêndio da Azambuja circunscrito e fogos em Pombal e Cinfães ainda activos


Image Hosted by ImageShack
Um Canadair francês em acção

Já se encontra circunscrito o incêndio que começou ao fim da tarde na Azambuja, mas permaneciam activos e sem controle os fogos em Pombal e Cinfães.

O incêndio que devastou uma zona de mato no Casal de Além, no concelho da Azambuja, foi dado como circunscrito pelas 19:19 e mobilizou 65 bombeiros apoiados por 19 veículos.

O incêndio florestal que deflagrou em Pousadas Vedras, no concelho de Pombal, pelas 14:57 continuava por circunscrever e, dos vários fogos activos, era o que mobilizava mais meios.

No combate contra as chamas, permaneciam 123 bombeiros, apoiados por 31 veículos, e, enquanto a visibilidade permitiu, dois helicópteros, um aerotanque e os dois Beriev Be-200.

Estes meios foram ainda reforçados com outros efectivos que incluem uma equipa de Avaliação de Incêndios Florestais e elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Também continuava fora de controlo o incêndio que foi declarado pelas 11:38 em Vilar de Arca, no concelho de Cinfães, distrito de Viseu, que era combatido por 120 efectivos, apoiados por 31 veículos e que contaram com a presença de dois aviões Canadair.

Chamamos, mais uma vez, a atenção para a disponibilidade de meios aéreos e para o facto de ser possível enviar para uma mesma ocorrência dois meios pesados, o que demonstra que o número de ocorrências graves este ano é francamente diminuta.

O número e utilização dos meios aéreos justificará uma análise após o termo da época de incêndios, de modo a que possamos reflectir um pouco sobre a sua actuação durante este Verão.

Sem comentários: