quinta-feira, setembro 13, 2007

Photo Story 3 for Windows - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Selecção e sequenciação de imagens

Por defeito, o "Photo Story 3 for Windows" atribui cinco segundos a cada imagem, podendo este valor ser facilmente alterado, mas é uma técnica prudente, numa primeira experiência, escolher as imagens em função da duração do fundo sonoro.

Assim, se optarmos por uma música com dois minutos, que se traduz em cento e vinte segundos, podemos equacionar a possibilidade de colocar na sequência uma dúzia de imagens, cada uma com dez segundos de duração, ou, noutro exemplo, escolher 24 imagens que permancerão visíveis pelos 5 segundos pré-configurados.

Após a sequenciação das imagens, pode-se acrescentar texto, como legendas ou descrições, bem como proceder a diversos ajustes, como a selecção de molduras.

Por uma questão de facilidade, optamos por cortar todas as imagens de modo a terem exactamente a mesma dimensão, sendo aconselhável uma proporção de 4:3 e um formato final de 320 por 240 pixels, um dos valores mais habituais neste tipo de vídeo, razão pela qual optamos por não adicionar elementos que alterem de alguma forma o tamanho pretendido.

Outra razão para optar pelos 320 por 240 pixels, que podem ser redimensionados em termos de visualização, tem a ver com a largura de banda ocupada e com o facto de um formato muito superior poder dificultar o processamento em computadores mais antigos ou com uma placa gráfica mais fraca, os quais poderão não ter a capacidade de apresentar a sequência toda.

Pelas experiências efectuadas, é vantajoso ter a sequência de imagens completa, escolhendo a temporização e a forma de transição de cada uma antes de avançarmos para a inclusão do som, evitando assim ajustes posteriores que nem sempre terminam da melhor forma.

Sem comentários: