sexta-feira, setembro 14, 2007

"Spot" televisivo de Famalicão da Serra


Image Hosted by ImageShack
Incêndio no Verão de 2006

Foi com algum espanto que assistimos a um "spot" televisivo onde a morte de seis bombeiros em Famalicão da Serra serviu de mote numa campanha contra comportamentos negligentes.

O motivo da estranheza não é tanto o conteúdo, dado que é necessário alertar as populações para comportamentos dos quais podem resultar situações semelhantes, mas pelo facto de se ter mantido um absurdo secretismo quanto às conclusões do relatório deste incêndio e ao apuramento dos factos que levaram à morte de seis bombeiros.

Mesmo admitindo que exista um fundo pedagógico, seria francamente mais útil para todos divulgar o relatório, dar formação e rever procedimentos do que expor uma situação para a qual parece, em termos operacionais, não haver nada a corrigir.

Usar o episódio de Famalicão da Serra de forma redutora, com o único objectivo da prevenção de alguns comportamentos, mas não como forma de prevenir opções tácticas que se podem revelar erradas, não é a forma mais adequada de lembrar quem perdeu a vida num acidente que parece só ser recordado de forma selectiva e segundo critérios de interesse duvidosos.

Comportamentos negligentes, infelizmente, haverá sempre, pelo que se tem que aprender com os erros de modo a que, em circunstâncias semelhantes, os resultados não sejam os mesmos e neste ponto, lamentavelmente, as entidades oficiais esqueceram-se de quais as principais lições a extrair desta tragédia.

Sem comentários: