Bombeiros hasteiam a bandeira sobre as ruinas
Também queremos lembrar as centenas de elementos das forças de segurança, bombeiros e voluntários que perderam a vida nas operações de salvamento e que tiveram a coragem de participar numa missão extraordinariamente arriscada em condições em que a segurança era praticamente inexistente.
Entre os mortos estavam 343 bombeiros da cidade de Nova Iorque, 23 polícias e 37 agentes da Autoridade Portuária que colaboraram nas operações de resgate e foram apanhados pelo colapso das Torres.
O Mundo mudou desde o dia 11 de Setembro de 2001, mas dificilmente podemos dizer que a evolução tenha sido no sentido positivo ou que as lições deste ataque tenham sido aprendidas e se tenha progredido de forma decisiva na prevenção de um atentado desta envergadura.
As reflexões e debates sobre o ataque contra as Torres Gémeas irão continuar e, provavelmente, nunca se conhecerá toda a verdade deste dia, mas o respeito e a admiração por todos quantos participaram nas operações de salvamento e resgate é unânime e merece ser mais uma vez recordada.
Sem comentários:
Enviar um comentário