segunda-feira, setembro 10, 2007

Spot de prevenção de incêndios

Não são necessários grandes recursos nem um dispêndio importante de verbas para realizar um pequeno "spot" publicitário sobre a prevenção de incêndios florestais.

Com um conjunto de fotografias de dimensões idênticas e uma pequena banda sonora em formato MP3 ou WMF, é possível, através de um programa apropriado, neste caso o "Photo Story 3 for Windows", compor uma sequência que transmita a mensagem desejada.

As fotografias, que publicamos previamente neste "blog", foram ajustadas para um formato de 300 por 225 pixels, de modo a que fossem rápidas a processar e não pesassem muito em termos de tráfego.

De igual forma, escolhemos uma música em formato MP3 com uma qualidade média, evitando os 128 bits que aumentam substancialmente a dimensão do ficheiro.

Este conjunto de ficheiros foi depois agregado através de um programa que, de forma que pode ser automática, faz as transições de uma imagem para outras, ajusta as dimensões e grava um ficheiro em formato WMF que pode ser visualizado por qualquer computador com o Windows Media Player instalado.

Tendo os ficheiros a ser processados disponíveis, a elaboração de uma sequência como esta demora poucos minutos a concretizar e pode constituir uma alternativa a meios mais dispendiosos e que, muitas vezes, não alcançam os objectivos propostos.

O objectivo deste vídeo, para além de reforçar a mensagem que temos vindo a transmitir, é o de inspirar quem tenha talento e criatividade a seguir o exemplo e a utilizar este recurso na prevenção dos incêndios florestais.

Sem comentários: