quarta-feira, setembro 12, 2007

Fogo no Parque Natural do Douro Internacional já está extinto


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio no Verão de 2005

O incêndio que começou hoje pelas 14:00 numa zona de mato do Parque Natural do Douro Internacional entrou em rescaldo ao fim da tarde e já está se encontra extinto, segundo informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A meio da tarde, perto de 80 bombeiros apoiados por 22 viaturas combatiam este incêndio, contando ainda com o reforço de um helicóptero de um dos Beriev Be-200.

O fogo consumiu uma área de mato rasteiro na zona de Lagoaça, composto essencialmente de urzes e carqueija, e não colocou em perigo directo o património ecológico deste Parque Natural.

Também já foi dominado o fogo que desde perto das 16:00 devastou uma zona de mato em Castelo, no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, e que foi combatido por 41 bombeiros e oito viaturas, apoiados por um helicóptero e dois aerotanques pesados Canadair.

Finalmente, o incêndio em área florestal que lavrava em Barrelo, no concelho de Cinfães, também no distrito de Viseu, também ficou circunscrito ao fim da tarde, cerca de duas horas após ter sido detectado, permanecendo no local 20 bombeiros apoiados por quatro viaturas e, enquanto a visibilidade permitiu, auxiliados por um helicóptero.

Em algumas zonas do País, onde caiu chuva com intensidade, o número de ocorrências foi praticamente nulo e a probabilidade de fogos nos próximos dias é especialmente baixa, facto de salientar quando ainda nos encontramos na primeira quinzena de Setembro de um ano completamente atípico.

Com isto não se quer dizer que se possa prever um período de absolutas tréguas, já que das chuvas fora de época e da erosão provocada pelos incêndios resultam, por vezes, inundações, e as trovoadas com tempo quente podem originar incêndios florestais, como aconteceu recentemente no Alentejo.

Sem comentários: