quarta-feira, dezembro 19, 2007

Cuidado com os endereços falsos na Internet


Image Hosted by ImageShack
Um nome conhecido ligeiramente modificado

É sobretudo nesta época de Natal que surgem os maiores perigos para quem navega na Internet, com um fenómeno designado por "typo-squating" que pretende enganar os cibernautas através de pequenas variações em nomes de "sites".

Basicamente estamos a falar de erros ortográficos intencionais ou da adição de um nome conhecido a uma expressão, de modo a que um simples erro de digitação leve a que o cibernauta vá ter a um "site" que não o pretendido.

No exemplo que consta da imagem, um erro ortográfico em que um "o" é substituido por um "p", algo que é fácil de acontecer pois as teclas estão lado a lado, pode levar-nos do "site" de uma conhecida empresa a operar na área da segurança e dos antí-virus para outro que nada tem a ver com o nome que pretende simular.

Muitos destes "sites" são inofensivos, tendo o objectivo de conseguir o maior número de visitas para um espaço publicitário, mas outros há que tentam enganar os cibernautas e podem solicitar dados pessoais ou informações bancárias que possam ser usados em fraudes ou que utilizarão o endereço de correio para o envio de mensagens indesejadas.

Este é um perigo que afecta a rede global, mas estudos da McAfee colocam Portugal entre os países mais vulneráveis, colocando-nos entre os cinco países de maior risco, excluindo os Estados Unidos.

Assim, para além de cuidado na digitação de endereços dos "sites", sugerimos que, em caso de dúvida, recorram a uma pesquisa no Google, que fará a necessária correcção e apontará ou sugerirá a direcção certa, avisando para eventuais perigos na navegação.

Será também de manter o nível de segurança do "browser" em médio-elevado, recusando correr "scripts", instalar programas ou mesmo receber "cookies", de modo a que uma eventual infecção seja evitada.

Tal como mencionamos anteriormente, são vários os perigos existentes, mas com atenção, um anti-vírus actualizado, um programa de detecção de "spyware" e, sobretudo, bom senso e prudência, a navegação na Internet pode ser considerada como segura e a probabilidade de um problema é extremamente baixa.

Sem comentários: