sábado, dezembro 22, 2007

Perto de 3.000 efectivos participam nas Operações de Natal e Ano Novo


Image Hosted by ImageShack
Automóvel da GNR durante uma patrulha

Na época de Natal e de Ano Novo estarão nas estradas nacionais perto de 2.200 efectivos da Guarda Nacional Republicana (GNR), correspondendo a perto de um milhar de patrulhas diárias.

Para além dos elementos da Brigada de Trânsito, também as brigadas territoriais da GNR vão reforçar o efectivo disponível, sendo de prever que diariamente participem nesta operação uma média de 850 viaturas, a maior parte das quais dispõe de alcoolímetro, e perto de 40 radares de controle de velocidade.

A este número acrescem cerca de mil bombeiros, que efectuarão missões de socorro, mas cuja presença nos principais eixos viários servirá, também como forma de dissuação de comportamentos de risco.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), serão incluidos no dispositivo um total de 966 bombeiros, apoiados por 252 viaturas e dois helicópteros com equipas médicas.

Num ano em que o número de vítimas mortais resultantes de acidentes de viação subiu em relação ao ano anterior, nota-se um manifesto esforço no sentido de evitar que estas estatísticas negras aumentem ainda mais, pelo que se verifica uma opção no sentido de uma maior presença de efectivos ao longo das estradas.

Tal como em anos anteriores, quando se aproxima o Natal, também nós recomendamos prudência durante a condução e uma especial atenção que permita, tanto quanto possível, prever as manobras dos outros condutores, de modo a ser possível antecipar algumas das situações mais complexas e de maior risco que se vivem nas estradas portuguesas.

Sem comentários: