sexta-feira, dezembro 21, 2007

Estado paga aos bombeiros que prestam serviço na estrada


Image Hosted by ImageShack
Intervenção numa estrada nacional

Este ano, pela primeira vez, os bombeiros voluntários que prestam serviço ao longo das estradas portuguesas durante o período de Natal e de Ano Novo vão receber uma compensação monetária equivalente ao valor atribuido durante o combate aos fogos.

Cada bombeiro irá receber 40 euros por um turno de um dia, que poderá ser repartido caso este período seja coberto por diversos elementos, sendo que este valor, apesar de reduzido, é um incentivo e um reconhecimento por parte do Estado pelo serviço prestado por quem aceita passar esta quadra longe da família.

Outro dos factores que levaram a atribuir esta verba terá sido a cada vez maior dificuldade em mobilizar voluntários, facto que também se verifica no combate aos fogos e que tem levado a uma opção no sentido da profissionalização.

Para além das missões de socorro, a presença ds bombeiros ao longo das principais estradas utilizadas nestes períodos deverá levar os condutores a assumirem um comportamento mais prudente, reduzindo o número de acidentes que este ano já ultrapassa os que se verificaram em 2006.

Apesar de este incentivo monetário, só por sí, não resolver a falta de voluntários, nem ser uma compensação adequada relativamente ao esforço efectuado neste período, consideramos que é um passo importante no sentido de compensar quem se dispõe a sacrificar o seu tempo e a sua segurança para que uma época sempre trágica em termos de acidentes rodoviários se torne mais segura.

Não tem havido por parte do Estado um esforço adequado para compensar, seja do ponto de vista financeiro, seja a nível social, aqueles que optaram pelo voluntariado e que desempenham funções que, de outra forma, dificilmente seriam realizadas caso implicassem os custos de uma actividade remunerada para a qual as verbas são virtualmente inexistentes.

Espera-se que este seja apenas um primeiro passo e que, para além da vertante financeira, o Estado encontre outras formas de mostar o apreço e respeito que as missões de voluntariado merecem.

2 comentários:

Paulo Ferreira disse...

“Reembolso de pagamentos efectuados à segurança social” Boas Nuno, tenho uma dúvida, que reembolso está a referir respeitantes a segurança social?

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Paulo
São verbas referentes a elementos que integraram a força especial de Bombeiros.
Feliz Natal