terça-feira, dezembro 18, 2007

Localizadores pessoais já só custam 200 euros


Image Hosted by ImageShack
Localizadores pessoais Globalsat

Após alguns meses, os localizadores pessoais da Globalsat TR-101e TR-102 já podem ser adquiridos no EBay por preços que começam pelos 190 dólares, o que corresponde, actualmente, a perto de 135 euros, acrescendo portes e impostos.

O preço mais atractivo será o de perto de 1.900 dólares por um conjunto de 10 TR-102, adequado para instituições, corporações de bombeiros, clubes ou, eventualmente, para revenda, mas os valores agora praticados já permitem a aquisição de um destes equipamentos pelo preço de um telemóvel de gama média.

Nunca é fácil calcular o custo final, mas podemos estimá-lo em 260 a 270 dólares, que arredondamos para as duas centenas de euros, sendo que este será o valor deste tipo de equipamento que se encontra preparado para funcionar em todo o Mundo.

Os localizadores pessoais são uma integração de um receptor de GPS com um telemóvel que, recorrendo a uma rede de GSM ou de GPRS permite que estejam permanentemente georeferenciados, com possibilidade de a posição ser afixada num programa informático como o Google Earth, de modo a integrar-se num mapa virtual.

As aplicações são inúmeras e podem ser tão variadas como o acompanhamento de crianças ou idosos, o seguimento de veículos ou a coordenação de operações num cenário de crise, sendo fácil de imaginar várias outras situações onde os localizadores podem ser extremamente úteis dada a sua maior precisão quando comparados com outros métodos de referenciação geográfica.

Não vamos alongar-nos relativamente ao funcionamento do Globalsat nem às funções específicas de um localizador pessoal, mas sugerimos que, como alternativa a um telemóvel, esta seja uma opção a ter em conta na altura de adquirir um modelo novo, certos de que providenciará uma muito maior segurança para o utilizador.

Sem comentários: