domingo, junho 22, 2008

Resultados à medida das conveniências - 2ª parte


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Um teste de matemática

Existem, no entanto, outros métodos para obter classificações de acordo com um dado objectivo, recorrendo a técnicas específicas na concepção dos teste de avaliação, os quais irão traduzir as intenções que presidiram à sua elaboração.

Preparar um teste que consubstancie um dado resultado é fácil e requer apenas alguma prática, colocando perguntas acessíveis à maioria dos alunos em número suficiente para que estes respondam acertadamente, adicionando algumas questões um pouco mais difíceis, que terão menor percentagem de respostas acertadas e, finalmente, um número reduzido de perguntas a que apenas um reduzido número responderá correctamente, de modo a que poucos atinjam a nota máxima, evitando assim críticas de facilitismo.

O resultado é óbvio, sabendo-se "à priori" que a esmagadora maioria responderá ao lote de perguntas mais fáceis, que sendo em número suficiente pordem garantir uma positiva, sendo que os restantes grupos de perguntas irão servir, essencialmente, para obter alguma dispersão de resultados sempre sem sair das classificações que se pretendem obter.

Usando esta técnica, uma observação pouco atenta leva a uma ilusão de que os resultados terão sido positivos, quando, na verdade, estamos diante de uma mera manipulação dos mesmos, suportados numa dispendiosa operação mediática cujo único valor foi o de fazer passar uma dada mensagem.

Existem outras técnicas para além das duas aqui apresentadas como exemplos, sendo que os objectivos são sempre similares e, infelizmente, lamentáveis, dado serem forma de manipular a verdade, criar junto de todos, inclusivé em quem faz exames, a ideia falsa de que atingiu um dado nível e dissuadir a exigência e o esforço.

O resultado desta postura acaba sempre por traduzir-se num baixo nível de conhecimentos, camuflado sob qualificações que não traduzem competências reais, que têm como consequência um País pouco desenvolvido, desmotivado, onde critérios de esforço e de competência são pouco observados, e que se refugia em estatísticas para ocultar uma triste realidade.

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