O LandWind é o primeiro destes veículos a chegar e a ser testado na Europa, encontrando-se à venda em diversos países europeus e dispondo, para todos os efeitos legais, das necessárias homologações para circular nas estradas europeias.
No entanto, ao preço favorável, que anda pelos 17.000 euros em vários países, contrapoem-se uma avaliação extremamente negativa em termos de segurança, publicitada em vários meios de comunicação social, onde os piores resultados da classe nos testes segundo os critérios EuroNCAP, realizados pelo ADAC na Alemanha, permitem fazer temer o pior em caso de acidente.
Apresentação do Landwind numa feira
Assim, receamos que, mesmo sem novos testes que desmintam os resultados actualmente conhecidos, o LandWind possa ser a escolha de forças de segurança, bombeiros e outras entidades que, por força de limitações orçamentais, optem por uma solução financeiramente atractiva, mas cujo risco para quem desempenha missões de interesse público pode ser demasiado elevado para ser aceitável.
Sem condenar o LandWind, aqui fica um alerta para que critérios meramente economicistas não ponham em causa a segurança de quem, pelas missões que desempenha, já arrisca demasiado.
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