sábado, janeiro 21, 2006

LandWind: Verdade ou Mito?


Image Hosted by Imageshack
Crash-teste do Landwind

A previsível chegada de veículos todo o terreno oriundos da China veio fomentar várias polémicas, quer a nível de preço, quer da qualidade dos mesmos, sobretudo quando avaliados segundo as normas europeias.

O LandWind é o primeiro destes veículos a chegar e a ser testado na Europa, encontrando-se à venda em diversos países europeus e dispondo, para todos os efeitos legais, das necessárias homologações para circular nas estradas europeias.

No entanto, ao preço favorável, que anda pelos 17.000 euros em vários países, contrapoem-se uma avaliação extremamente negativa em termos de segurança, publicitada em vários meios de comunicação social, onde os piores resultados da classe nos testes segundo os critérios EuroNCAP, realizados pelo ADAC na Alemanha, permitem fazer temer o pior em caso de acidente.


Image Hosted by Imageshack
Apresentação do Landwind numa feira

Sem entrar em polémicas, não só porque não conhecemos o veículo em sí, mas também porque os resultados que conhecemos provêm de um único teste realizado num País onde os interesses comerciais de diversas marcas concorrentes são conhecidos, temos razões para nos interrogarmos relativamente ao futuro deste modelo em Portugal, nomeadamente entre entidades que, por falta de recursos económicos, possam ser tentadas a arriscar a segurança de quem com elas colabora adquirindo este modelo.

Assim, receamos que, mesmo sem novos testes que desmintam os resultados actualmente conhecidos, o LandWind possa ser a escolha de forças de segurança, bombeiros e outras entidades que, por força de limitações orçamentais, optem por uma solução financeiramente atractiva, mas cujo risco para quem desempenha missões de interesse público pode ser demasiado elevado para ser aceitável.

Sem condenar o LandWind, aqui fica um alerta para que critérios meramente economicistas não ponham em causa a segurança de quem, pelas missões que desempenha, já arrisca demasiado.

Sem comentários: