quarta-feira, janeiro 18, 2006

Furo para o "snorkel"


Image Hosted by Imageshack
Desenho do corte na asa do Série

Talvez a etapa mais delicada da instalação do modelo de "snorkel" que adquirimos seja o corte na parte superior da asa dianteira direita do Série, carecendo de algum cuidado de modo a permitir a passagem do tubo, mas suficientemente justa para ser facilmente vedada.

A elipse pode ser facilmente desenhada num programa de desenho gráfico, como o Jasc PaintShopPro ou o ACD FotoCanvas, sendo neste caso ajustada até formar uma elipse que possa ser impressa com uma dimensão que, neste caso, deve ser de 70 x 78 milímetros.

Esta medida que escolhemos para o nosso "molde" é algo justa, sobretudo se aplicarmos uma borracha a contornar o corte de forma a eliminar arestas e permitir um melhor isolamento, mas é preferível recorrer a uma lima quando necessário do que mais tarde ter que vedar com silicone um eventual excesso de material removido.

Dado que a maior parte dos programas de desenho permitem facilmente modificar a escala, aumentando ou reduzindo as dimensões segundo um ou dois eixos, o ajuste é fácil de efectuar, podendo ser impresso nas exactas dimensões que pretendemos.

No caso dos Série, cuja carroçaria é numa liga de alumínio endurecida, uma sucessão de furos com um berbequim e o recurso a uma serra de recortes para metal, permitem efectuar o trabalho sem demasiadas complicações, desde que haja uma substancial dose de paciência.

Após este passo, pode-se proceder à montagem do "snorkel" propriamente dita, bastando para tal efectuar os furos para os parafusos e isolar as tubagens de modo a torná-las estanques.

Sobre a parte final da montagem falaremos num próximo texto, que publicaremos logo que as condições atmosféricas permitam a instalação que, por falta de um espaço próprio, terá que ser feita ao ar livre.

Sem comentários: