Combustível com 20% de biodiesel e 80% de gasóleo
Para além da burocracia, que por diversas vezes fez perder investimentos a favor de Espanha, a carga fiscal que incide sobre equipamentos destinados ao uso de energias renováveis é superior à que incide, por exemplo, sobre o gás ou a electricidade.
Mesmo a recente incorporação de biodiesel no gasóleo, que se cifra nos 5%, peca por escassa dado que a percentagem pode ser aumentada até 20% para os motores mais recentes sem perigo para o seu funcionamento e fiabilidade.
Caso fosse implementada uma forma de justiça fiscal, deveria haver opção para os consumidores de adquirirem gasóleo com 5 ou 20%, pagando o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos apenas sobre a parte de combustível derivada do petróleo, do que resultaria que, quem escolhesse uma mistura com maior percentagem de biodiesel, teria que pagar menos imposto.
O Dia Mundial da Energia devia, portanto, ser aproveitado para o governo anunciar medidas que incentivem a utilização de energias renováveis, utilizando programas estruturados, alterações fiscais e diminuição da burocracia, e para todos refletirmos sobre a necessidade de encontrar alternativas rápidas a combustíveis que, para além de poluentes e caros, em breve estarão esgotados.
Fica aqui o nosso apelo, a todos, para que escolham fontes de energia menos poluentes, obtidos a partir de energias renováveis, e que pressionem os nossos governantes no sentido de incentivar o uso de combustíveis alternativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário