terça-feira, maio 30, 2006

Sobressalente no capot


Image Hosted by ImageShack
Suporte de sobressalente já instalado no capot

Há muito que tinhamos as peças necessárias para colocar o sobressalente sobre o capot e que consta de uma peça central ou suporte e de quatro borrachas que servem de suporte ao pneu, para além de acessórios de fixação.

Existem dois modelos disponíveis, um com tranca, que consiste numa peça ou "espigão" onde é colocado o típico cadeado, e que pode ser visto na fotografia, sendo que a outra variante não possui esta peça que também ajuda a alinhar a jante no suporte.

Estas peças são fáceis de instalar, bastando para tal fazer no capot os furos necessários para rebitar ou aparafusar, tendo o cuidado de escolher a posição correcta em termos de apoios, de modo a coincidirem com a vertical do pneu.

No nosso caso, optamos por colocar parafusos, dado que permitem a remoção mais fácil quando optarmos por pintar o capot, mas quem já tenha passado essa etapa poderá, com vantagem, usar rebites.

Chamamos a atenção para o facto de ser necessário ter em atenção que as borrachas têm que ficar na diagonal do suporte central e não em cruz, de modo a que fiquem à mesma altura, e que o "corte" no circulo da peça central fique na direcção da frente do veículo.

Também lembramos que devem ser feitos furos no capot alinhados com o local dos parafusos de fixação do sobressalente, tendo estes um pequeno orifício que permite colocar um "clip", de maneira a que só possam ser desaparafusados até uma certa altura, mas não retirados sem abrir o capot.

Sendo um opcional que se pode adquirir a baixo custo no Ebay inglês, cuja instalação, para além de fácil não deve demorar mais do que uma hora, este pode ser um conjunto interessante que quase se torna essencial para quem pratica todo o terreno e necessita de mais de um sobressalente.

2 comentários:

jonifili disse...

Sobressalente no capot

Boas, não me sabes dizer se é ou não permitido, e se pode ir assimà inspecção. É que agora com todas estas regulamentações, etc...

Um abraço, e obrigado.
JoniFili

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

Ele já foi assim várias vezes à IPO e nunca teve problemas. A peça é original e instalada de origem em muitos veículos.

Normalmente não uso o pneu aí porque corta a visibilidade e dificulta a abertura do capot.

Um abraço