terça-feira, maio 30, 2006

Portugal regista 518 incêndios florestais numa semana


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio fora de controle no Verão de 2005

O número de incêndios em áreas verdes e agrícolas em Portugal desde o início do ano foi três vezes menor que no mesmo período do ano passado, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e a Defesa Civil.

Entre 1º de janeiro e terça-feira passada, houve 3.314 ocorrências, contra 10.498 no mesmo período do ano passado e a área queimada este ano totaliza 1.585 hectares, contra 10.931 nos primeiros meses de 2005.

O número de incêndios florestais foi de 144 na sexta-feira, o dia mais "quente" desde 14 de Maio, tendo sido registados 90 incêndios, sendo que na semana passada, houve ao todo 518 incêndios.

Ainda anteontem, um incêndio florestal consumiu uma área de pinhal em Vale da Galega, Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã e, de acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, o incêndio, foi combatido por 59 bombeiros, de seis corporações, apoiados por 16 viaturas e um helicóptero.

Na sexta-feira, foi anunciado o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que visa reduzir progressivamente os incêndios em Portugal, sendo que a detecção rápida e a integração de uma única equipe são a grande aposta do dispositivo de combate aos incêndios, segundo o ministro da Administração Interna, António Costa.

Com a manutenção do tempo quente e cada vez mais atenções desviadas para o próximo Mundial de Futebol, assunto que abordaremos em breve, este é um Verão que antevemos particularmente problemático em termos de incêndios florestais, com o risco acrescido de passarem ao lado da opinião pública, mobilizada para outros eventos.

Sem comentários: