quinta-feira, junho 01, 2006

Galp apoia criação de empresas de biocombustíveis


Image Hosted by ImageShack
Refinaria da Galp

A Galp, petrolífera que produz 95% do gasóleo consumido no País, anunciou que vai aumentar gradualmente a incorporação de biodiesel no gasóleo, de acordo com a disponibilidade da produção nacional daquele combustível não poluente.

Para isso, admite a possibilidade de vir a promover e a incentivar a criação de novas unidades de fabricação do biocombustível, nomeadamente as que pretendam instalar-se em zonas próximas das suas refinarias, nomeadamente da de Sines, disse ao Diário de Notícias (DN) Cristina Cachola, directora de logística da petrolífera nacional.

Assim, partir do final do mês de Junho, a Galp terá toda a estrutura logística adaptada para passar a abastecer o mercado nacional de gasóleo já com uma incorporação de 5% de biodiesel.

Para garantir esta incorporação, a petrolífera celebrou com a Iberol, com produção em Alhandra, e a Torrejana, instalada em Torres Novas, dois contratos que lhe garantem o fornecimento de 160.000 toneladas anuais do biocombustível, que depois é misturado com o gasóleo nas suas refinarias.

O preço que o consumidor final pagará é exactamente o mesmo do gasóleo sem a incorporação daquele combustível, garantiu ao DN Cristina Cachola.

Tal deve-se ao facto de, embora a produção de biocombustível seja mais cara, este produto está isento do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, mas deve-se ter em atenção que a diferença de custo de produção é muito menor do que a do ISPP.

Seria, portanto, expectável que houvesse uma real descida do preço, tal como já referimos, sem o que se está a aumentar os lucros das empresas que incorporem biodiesel.

Este lucro é tanto maior, quanto o investimento realizado na readaptação das estruturas a este processo de incorporação é muito pequeno, pelo que não há lugar a custos a amortizar.

"Não foi por causa do investimento que a Galp não introduziu o biodiesel mais cedo, mas sim por falta de produção suficiente deste produto no mercado nacional", disse esta responsável.

A Galp garante assim o cumprimento da medida anunciada pelo primeiro-ministro na sexta-feira, quando afirmou que a partir de Junho cada litro de gasóleo passará a incorporar 5% de biodiesel.

Em declarações aos jornalistas, no final do debate mensal na Assembleia da República, o primeiro-ministro referiu que a medida do Governo está enquadrada "na legislação da União Europeia", que visa "incentivar a utilização deste combustível", de modo a "proteger o ambiente".

Sem comentários: