quinta-feira, maio 25, 2006

GNR inicia combate aos fogos com falhas logísticas


Image Hosted by ImageShack
Formatura do GIPS da GNR

Os helicópteros que servem as equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR não estão certificados para helicordagem, o que constitui uma limitação no acesso a alguns cenários de fogo.

A falta de certificação para helicordagem, descida por cordas a partir de um helicóptero em voo estacionário, tem sido minimizada, por a técnica ser "pouco usada" no combate a fogos e "na perspectiva da GNR, estamos a ser transportados prioritariamente para o helicóptero aterrar".

"Quando as condições não permitirem, ou pousamos o mais próximo possível ou regressamos à base", explica o major Paixão, comandante do GIPS, que remete a questão de certificação dos aparelhos para o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Deste organismo, a resposta é lacónica, dizendo que "os hélis não têm o sistema de helicordagem instalado porque não é necessário para o ataque inicial", mas o facto é que esta questão pode inviabilizar a intervenção do GIPS caso não haja áreas de aterragem próximas do objectivo.

O obstáculo é o mais flagrante entre outras dificuldades a nível de logística com que as várias secções do grupo se têm confrontado na fase de instalação no terreno, mas também as comunicações têm levantado problemas num universo onde a falta de uniformidade de meios leva a incompatibilidades entre os equipamentos utilizados pelos vários intervenientes na mesma operação que, por vezes, encontram no telemóvel o único meio comum a todos os participantes.

"Sabemos que o nível de exigência é alto e de alguma forma temos todos os olhos postos em nós. Mas as críticas até têm constituído uma motivação adicional e sinto que estes homens querem demonstrar que são capazes", descreve o capitão Antunes, comandante da 1ª Companhia do GIPS, sedeada na Lousã.

Desde dia 15 que o GIPS começou a operar, embora nesta fase com apenas cerca de metade dos meios, ficando com o efectivo completo a partir de Julho, com a chamada "Fase Charlie" do dispositivo de combate a fogos.

A estreia no contacto com as chamas deu-se na quinta-feira passada e é descrita pelo comandante da companhia com orgulho. "Em Figueiró dos Vinhos ardeu meio hectare, junto à vila. Actuámos em parceria com os bombeiros e correu muito bem", garante este oficial.

Depois da desconfiança inicial com que a criação do GIPS foi recebida, o capitão Antunes acredita que a cooperação vai imperar e já iniciou contactos com comandos de corporações de bombeiros e tenciona efectuar reuniões de trabalho "para nos darmos a conhecer e assim dirimir eventuais conflitos".

Relativamente à criação do GIPS, já nos pronunciamos por diversas vezes e continuamos a considerar que teria sido mais eficaz se o investimento fosse feito na profissionalização e equipamento de bombeiros experientes.

Assim, temos uma força pouco experiente mas dotada de equipamentos de qualidade muito superior ao dos bombeiros, com uma capacidade de mobilidade superior à destes, mas com uma menor capacidade de combate e preparada para suportar apenas períodos de intervenção extremamente curtos.

Também a questão das comunicações é particularmente sensível, sendo absolutamente necessário compatibilizá-las antes de tentar colocar no terreno em operações conjuntas quem possa vir a ter dificuldades em manter o contacto.

Em termos de opção táctica, parece-nos errada, e como mensagem política, surge como particularmente infeliz, fruto de uma falta de diálogo que parece imperar a vários níveis e que pode ter consequências delicadas em situações futuras.

Sem comentários: