terça-feira, maio 23, 2006

Modificação da tranca da tampa do depósito de combustível


Image Hosted by ImageShack
Fecho para tampão com reforço

Na sequência do texto anterior, descrevemos a forma como a tranca para a tampa do depósito de combustível foi reforçada, de modo a evitar ser forçada de forma tão fácil e permitindo que, caso tal venha a suceder, o facto seja visível.

A tampa do depósito dos Série sofreu algumas evoluções, mas nenhuma delas particularmente segura, pois são apenas três pequenas peças em forma de gancho que, ao rodar, a fixam em três encaixes.

O principal inconveniente da peça original da Land Rover é prender apenas do lado inferior da tampa, através de um cadeado, a qual fica, na parte superior, presa apenas por um pequeno encaixe.


Image Hosted by ImageShack
Vista lateral do fecho para tampão com reforço

Assim, optamos por prolongar a peça original, soldando uma extensão, de modo a atravessar toda a parte superior da tampa, prendendo-a com o mesmo cadeado num suporte que improvisamos a partir de uma peça em "L" que encontramos entre um conjunto de sobras.

A nova peça foi aparafusada, ficando na parte superior da entrada do depósito, de modo a que fique devidamente alinhada e permita a colocação de um cadeado.

Para além de dificultar uma eventual remoção da tampa, esta modificação também facilita a inspecção visual, facilitando a detecção de eventuais problemas, dado ser muito mais difícil ocultar os danos provocados por uma abertura forçada.

Obviamente, perde-se um pouco de originalidade, mas é uma modificação que se torna inevitável quando situações repetidas obrigam a reforçar a segurança.

Sem comentários: