segunda-feira, maio 22, 2006

Tranca da tampa do depósito de combustível


Image Hosted by ImageShack
Fecho para tampão de depósito para Série

Na mesma semana, foi forçada por duas vezes a tampa do depósito do nosso Série 3 com o objectivo de contaminar o combustível, deitando água no interior do depósito.

Apesar de termos um cadeado e a peça opcional que prende a tampa do depósito, verifica-se que, com uma simples chave de fendas, é fácil forçar a parte superior da tampa, fazendo-a sair.

Felizmente, a situação foi detectada atempadamente, de modo a evitar danos ou problemas de maior, dado que no primeiro caso, a tampa estava fora do lugar e no segundo, apesar de esta ter sido recolocada, o facto de o indicador de nível de combustível estar no máximo denunciou o sucedido.

Ao contrário do que se possa pensar, o principal crime resultante deste acto não é o de danos, pois para além de uma ligeira marca e da perda do combustível, só resultou em tempo perdido.


Image Hosted by ImageShackTranca original para tampão de depósito colocada

Mesmo com água no depósito, o motor arranca e é possível circular enquanto o combustível que se encontra no circuito que vai até ao motor, e que inclui tubos, filtros e injecção é consumido, surgindo o problema quando este é substituido por água.

Quando o combustível é substituido por água, o motor desliga-se subitamente, deixando o veículo sem tracção e desactivando todos os sistemas hidráulicos que podem incluir travões e direcção assistida, numa situação de extremo perigo para os ocupantes e restantes utentes da via.

O facto de a tampa ter sido recolocada, indicía claramente a intenção de provocar uma avaria de consequências imprevisíveis longe do local do crime, de modo a dificultar a descoberta do responsável, demonstrando um completo desrespeito pela segurança e, no limite, pela integridade física e pela vida de ocupantes e quem estivesse próximo, caso este acto não fosse descoberto atempadamente.

Assim, não resta outra hipótese que a de apresentar uma queixa-crime junto das autoridades por actos criminosos, que vão desde danos até crime contra a segurança rodoviária e a de modificar a peça que consta da fotografia, cujo resultado será objecto de um novo texto.

Agradecemos a quem tenha contactos junto das forças de segurança ou do Ministério Público, o favor de nos contactar, pois apesar de termos quase a certeza de quem foi o autor, é necessário que o esforço que fizemos seja complementado por uma investigação policial.

Sem comentários: