segunda-feira, maio 07, 2007

Controle de múltiplas câmaras: Cerberus 3.1


Image Hosted by ImageShack
Écran de Cerberus 3.1

Para quem necessite de controlar diversas câmaras, o Cerberus é um programa a ter em conta dadas as suas múltiplas capacidades de configuração e a capacidade de controlar até 10 câmaras em simultâneo.

Tem ainda a possibilidade de colocar as imagens capturadas por cada câmara individual numa localização separada local, como um servidor de rede ou uma Intranet, ou remota, que pode ser um servidor de Internet ou de FTP.

Este "software" tem múltiplas aplicações, mas destina-se sobretudo a funções de vigilância, permitindo controlar e armazenar diversas câmaras a partir de um único computador.

Entre as características principais, incluem-se:

Suporte para inglês, francês, português e filandês.
Armazenamento em locais separados das imagens capturadas pelas diversas câmaras.
Configuração individual da dimensão de imagem e intervalo de tempo para cada câmara.
Controla até 10 câmaras em simultâneo.
Configuração individual da imagem gravada para cada câmara.
Opção de activar câmaras a uma dada hora.
Visualizador de imagens incluido no próprio "software".
Conectividade via Telnet.
Modo de rotação das diversas câmaras.
Captura activada por movimento.
Adição de gráficos nas imagens gravadas.
Écran de controle tipo XP.

O Cerberus pode ser instalado num computador pessoal comum, a correr um sistema operativo Windows, e com portas de ligação USB para as diversas câmaras que aconselhamos sejam idênticas, e modo a evitar complicações de as configurar individualmente e de carregar em memória múltiplos "drivers".

Para situações mais complexas, dois modelos de câmara, um deles adequado a obter imagens noturnas e uma ou duas placas com 4 portas USB instaladas num PC, podem constituir um sistema económico mas potente de gravação de imagens, eventualmente potenciado por uma ligação à Internet que permita o envio imediato dos resultados e o seu acesso remoto.

Lembramos que quanto mais câmaras e maior a resolução destas, maior capacidade de processamento e armazenamento é necessário, pelo que o velho PC que já pouca utilidade tem pode servir como base a um sistema com um par de câmaras, mas para um sistema complexo poderá ser insuficiente e originar problemas a vários níveis.

Sendo gratuito, este é um programa que deve ser mantido em reserva mesmo por quem, actualmente, não tenha necessidade de o utilizar, sobretudo se tivermos em conta todas as potencialidades que encerra.

Sem comentários: