terça-feira, maio 08, 2007

Placa WiFi D-Link DWL G520+ - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Router D-Link Di-624

No caso dos portáteis, a opção foi para a DWL-G650, instalada num "slot" ou ranhura PCMCIA, enquanto nos "desktop", foi selecionada a DWL-G520 que ocupa um "slot" PCI de 32 bits e obriga a abrir a caixa do computador para efeitos de instalação.

Para além dos motivos previamente apontados, as placas da família G510 e G520+ começam a aparecer no EBay alemão a preços francamente convidativos, por vezes abaixo da dezena de euros, acabando por se constituirem como propostas tentadoras quando comparadas com modelos vendidos em Portugal por preços superiores e, por vezes, oriundas de marcas desconhecidas.

No entanto, para além da necessidade de abrir a caixa, a instalação da placa PCI é fácil, requerendo apenas alguns cuidados sobretudo quando, como no nosso caso, envolvesse um processo de substituição.

Assim, em primeiro lugar corremos o "software" de instalação, de modo a que o "driver" estivesse acessível quando a placa fosse detectada pelo sistema operativo Windows XP e, através do gestor de dispositivos, apagamos o controlador da 3Com 3C905B que estava instalada.

Seguidamente, com o equipamento desligado da corrente, procedemos à troca das placas de rede, instalando a DWL-G520 no mesmo "slot" ou ranhura onde previamente se encontrava a 3Com, verificando se esta se encontrava correctamente inserida e aparafusando-a de modo a que não se movesse.

Após este passo e colocada a antena externa, pode-se ligar o equipamento, sendo a placa reconhecida e configurada automaticamente pelo Windows XP, pelo que o utilizador apenas tem que fornecer um pequeno conjunto de dados necessários a que esta possa conectar-se ao "router" Di-624 do mesmo fabricante.

Lembramos que a este "router" está ligada uma antena de 18 dbi que permite um sinal de bom nível em todos os locais onde as ligações "wireless" são utilizadas, facto verificável através de um detector, evitando assim a quebra de sessões.

Sem comentários: