sexta-feira, junho 15, 2007

Detector térmico portátil por infra-vermelhos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Detector térmico portátil de baixo custo

Temos vindo a assistir a diversas situações onde a busca de pessoas desaparecidas tem apresentado dificuldades que determinam operações demoradas, custosas e arriscadas, as quais nem sempre terminam com o desejado sucesso.

Um equipamento que não é muito usado entre nós, mas que se pode encontrar a preços acessíveis em diversos países, destinado a fins tão diversos como missões de salvamento ou de polícia ou a caça, é o detector térmico portátil, que recorre a um sistema de infra-vermelhos para determinar a posição de uma fonte de calor.

Foi exactamente na área da caça que surgiram os primeiros modelos portáteis de baixo custo, mas rapidamente se verificou que a sua utilidade ia muito para além do inicialmente previsto, do que resultou uma rápida evolução com implementação de características específicas para outro tipo de missões.

Estes equipamentos têm múltiplas possibilidades de utilização, das quais damos um conjunto de exemplos que permitem avaliar a sua utilidade em diversas circunstâncias:

Busca de pessoas desaparecidas em zonas densamente arborizadas onde a localização visual seja difícil.

Pesquisa sub-aquática, permitindo localizar um mergulhador a profundidades de até 5 metros, dependendo de condições específicas e da temperatura da água.

Localização de fogos escondidos, seja em estruturas de edifícios, seja sob camadas de terra, situação comum em várias situações de que resulta um enorme perigo.

Detecção de vítimas sob escombros, sendo também possível localizar cadáveres mesmo vários dias após a morte devido às alterações térmicas resultantes da decomposição do corpo.

Identificar facilmente se um determinado veículo esteve recentemente em movimento avaliando a temperatura do motor, travões e outros orgãos mecânicos.

Sem comentários: