domingo, junho 10, 2007

Nova versão 6.5 do CompeGPS - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Abertura de ficheiros no CompeGPS 6.5

A versão 6.5 do CompeGPS já se encontra disponível no "site" do fabricante e inclui um conjunto de novas características e melhorias que devem fazer os actuais utilizadores equacionar a possibilidade de um "upgrade".

Entre as novas características inclui-se uma barra de acesso rápido e a possibilidade de adicionar ficheiros arrastando-os directamente a partir do explorador de ficheiros.

Desta forma, é possível adicionar ficheiros, como perfís, que não aparecem na estrutura de ficheiros, mas também permite adicioná-los directamente à barra de acesso rápido sem ter que os abrir, tal como sucedia em versões anteriores.


Image Hosted by ImageShack
Grelha para correcção de "datums"

Também a nível de "datums" houve melhorias, sendo agora possível efectuar conversões através de uma grelha de transformação visual, evitando assim que erros nos "datums" passem desapercebidos e facilitando a sua correcção.

A nova versão do CompeGPS inclui um ficheiro de transformação para o "datum" espanhol ED 50, graças ao Centro Nacional de Información Geográfica, garantindo variações inferiores a 15 cm, algo particularmente importante no nororeste espanhol, concretamente na zona da Galiza, onde a utilização do ED50 pode provocar erros de até 15 metros.

Foi igualmente adicionado o "datum" e projecção para o Luxemburgo à extensa lista dos que já se encontravam disponíveis no CompeGPS.

Em relação aos "datum", sugerimos a leitura de um texto publicado a propósito do Oziexplorer onde este assunto, que costuma levantar algumas dúvidas, é abordado e são dadas algumas explicações relativas à sua configuração.

Num segundo texto, a publicar amanhã, comentaremos as restantes alterações da versão 6.5 do CompeGPS.

Sem comentários: