segunda-feira, junho 11, 2007

Nova versão 6.5 do CompeGPS - 2ª parte


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Abertura de um mapa vectorial

No capítulo da abertura de mapas, foram introduzidas alterações no sentido de facilitar e aumentar a velocidade deste tipo de operação.

Agora é possível abrir um mapa através de uma URL, introduzindo o endereço de um mapa ECWP, bem como abrir todos os mapas de um dado tipo contidos numa pasta.

A abertura de mapas em formato vectorial, como o SHP ou DGN pode ser efectuada de forma convencional e já não necessita de ser efectuada através de uma importação, sendo o ficheiro PRJ associado aberto de forma automática.


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Edição de atributos de um mapa vectorial

Também nos "tracks" existem algumas alterações que permitem perservar pontos específicos, como os que estão dependentes de textos ou ficheiros associados e a opção de separar um percurso em vários pode ser feita segundo diversos critérios indicados pelo utilizador.

As camadas MPVF e VMAP, apesar de não poderem ser directamente editadas, deixam que algumas propriedades sejam alteradas, ficando num ficheiro associado.

Na área de comunicações com os GPS, há melhoramentos no tratamento de dados dos Garmin Edge bem como a possibilidade de alterar a porta de recepção de informação NMEA durante situações específicas quando estas possam provocar conflitos.

Há, ainda, um conjunto de falhas detectadas em versões anteriores que foram corrijidas, facto que, só por sí, justifica que seja efectuado um "upgrade" para esta nova versão de um programa que tem vindo a tornar-se um dos mais populares nesta área.

O CompeGPS tem tido uma evolução rápida, que o pode posicionar como o melhor programa deste segmento quando utilizado isoladamente, mas o Oziexplorer continua a beneficiar de uma maior número de programas que o complementam, adquirindo assim um conjunto de funções únicas que muito o favorecem.

Estes serão, provavelmente, a escolha acertada para quem necessite de um programa capaz de ler um vasto conjunto de mapas, em diversos formatos, de modo a orientar-se fora de estrada, mas, por outro lado, começam a enfrentar a competição de sistemas interactivos, baseados no Google Earth, os quais têm como principal limitação a dependência de uma ligação permanente à Internet.

Actualmente, a escolha é bastante vasta e a selecção de um programa ou se um sistema de navegação surge como mais complexa mas também como muito mais compensadora nos seus resultados.

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