segunda-feira, junho 11, 2007

Ota: Discutir os meios e esquecer os fins


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Descolagem de um MD Douglas

Ao contrário de quase todos os polítcos e dos cidadãos em geral, não discutimos a Ota, nem qualquer outra localização para um novo aeroporto, nem o traçado do TGV, nem qualquer obra considerada por alguns como fundamental para o desenvolvimento do País.

A nossa abordagem é mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa, dispensando a discussão individual de obras casuísticas, mas também o encerramento de valências que durante anos serviram as populações.

Consideramos que, antes de qualquer decisão, seja para investimentos de vulto, seja para obras de menor dimensão ou mesmo em caso dos cada vez mais frequentes desinvestimentos, deve ser feito um estudo geral sobre o modelo de desenvolvimento que queremos, o qual deve ser amplamente debatido e, tanto quando possível, consensualizado.

Seja um novo aeroporto, sejam vias de comunicações, serviços públicos ou incentivos, todos estes investimentos, tal como acções no sentido contrário que visem o encerramento de equipamentos actualmente em funcionamento, devem obedecer a um plano estratégico, em que se distinga com clareza os objectivos e os meios, evitando a falta de objectividade de uma discussão que tende a eternizar-se sem proveitos para ninguém.

Por muito importante que uma iniciativa concreta seja, esta é instrumental e visa algo que não se reduz à sua própria existência e viabilidade, mas ao contributo que pode ou não prestar no plano em que está integrada.

Sem um planeamento prévio, abragente e global, dificilmente se podem equacionar o impacto de uma dada iniciativa específica, cujos efeitos negativos colaterais podem em muito superar os tão esperados beneficios.

Assim, antes de discutir se é necessário um novo aeroporto, muito antes de tentar decidir qual a melhor localização, é importante debater qual o modelo de desenvolvimento que queremos para o País e para cada uma das suas regiões, muitas das quais têm vindo a ser excluidas do todo nacional através de uma sequência de decisões erradas e comprometedoras do seu futuro.

Só após a elaboração de um plano integrado, com objectivos claros, podemos passar à fase do detalhe, com o estudo e implementação dos vários equipamentos necessários à sua prossecução, sempre mantendo a perspectiva de que estes são instrumentais e não um fim em sí próprios, independentemente da sua sustentabilidade financeira ou de uma mais valia local.

2 comentários:

E disse...

Modelo de desenvolvimento para o país? Não há, desde os estudos de Michael Porter feitos em Portugal. Política estratégica para a aviação civil? Não há, desde o fim das colónias portuguesas.

O que há é investimento em obras públicas sob o desígnio de que o sector da construção civil está em baixa. E a liberalização do sector aeroportuário para redução do défice.

Nuno Cabeçadas disse...

Ainda se pensa que é possível compensar a falta de ideias com uma chuva de dinheiro e de betão.

O problema é que dinheiro já não há e começa a faltar espaço para mais betão.

Aliás, se asfaltassemos todo o País, acabavam-se os incêndios.

Um abraço