sábado, junho 16, 2007

Detector térmico portátil por infra-vermelhos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Detector para forças de segurança e socorro

O alcance dos detectores térmicos portáteis é variável conforme as condições e vai desde a centena de metros em bosques densos até várias centenas em terreno mais aberto onde existam menos obstáculos.

O modelo que escolhemos descrever, designado por "Life Finder" e destinado a forças de segurança e operações de socorro, tem sensibilidade de 0.1ºC e inclui um segmento de 10 "leds" que ajudam a determinar a direcção correcta, bem como uma saída audio para um auricular.

A alimentação é feita através de uma bateria alcalina de 9 volts, que permite operar entre 15 e 20 horas ou até 100 horas em modo audio, pesa apenas 260 gramas e tem dimensões de 15.2 x 3.8 x 3.8 cm.

A caixa exterior é em plástico ABS moldado por injecção e inclui uma bolsa de protecção em "cordura" com sistema para prender ao cinto.

Existe uma enorme variedade de modelos, inclusivé com detecção da direcção do movimento da fonte de calor, alguns mais adaptados a determinados objectivos do que outros e com diferentes graus de sensibilidade, cobrindo uma enorme variação de aplicações e com preços que começam nas duas centenas de euros.

Dado o valor, comparativamente baixo quando comparado com outras alternativas, e a possibilidade de serem utilizados em diversas situações, este é o tipo de equipamentos que esperamos ver popularizados entre nós nos próximos tempos, seja a nível de unidades de intervenção, seja em estruturas de comando a nível distrital que os possam disponibilizar a quem deles necessitar.

Sem comentários: