segunda-feira, outubro 15, 2007

Adobe apresenta sistema de imagens semi-tridimensional


Image Hosted by ImageShack
Imagem do sistema de lentes usado

A Adobe apresentou recentemente um sistema que permitirá obter uma imagem fotográfica tridimensional, como base de uma reflexão acerca de possíveis tecnologias a desenvolver e implementar no futuro.

Alguns dos detalhes e da visão da Adobe quanto ao futuro da fotografia e composição de imagens digitais foram apresentadas pelo responsável desta área, Dave Story, que salvaguardou que esta tecnologia ainda se encontra em fase e projecto.

Para chegar a estes resultados, existe uma combinação entre "hardware", concretamente a nível da câmara, e o "software" instalado no computador, que se conjugam para dar profundidade a imagens que, de outro modo, seriam bidimensionais.

Essencial é a forma como o sistema de lentes funciona, sendo composto por 19 planos diferentes que capturam simultaneamente a imagem de forma fraccionada e segundo angulos distintos, de modo a compor uma imagem quase tridimensional.

Será com base neste conjunto de imagens, correspondente ao número de lentes, que o programa informático pode reconstituir uma imagem de aparência tridimensional dando-lhe volume e permitindo uma extrapolação que permite vários tipo e visualização.

Para os mais curiosos ou interessados, neste "site" francês podem-se encontrar explicações e um vídeo que ilustra este conceito que a Adobe tem vindo a desenvolver mas que requer para a sua aplicação prática da adesão do mercado, de modo a que este tipo de implementação seja padronizada.

A possibilidade de obter imagens tridimensionais com recurso a equipamentos portáteis e de preço acessível abre novas possibilidades não apenas na área da fotografia, mas em campos tão distintos como o da cartografia ou da concepção de protótipos de modelos tridimensionais.

Mesmo sendo apenas um projecto, que dependerá da adesão da indústria e do mercado para singrar, esta pode ser uma inovação extraordinariamente importante, sobretudo se o "software" que a acompanha permitir uma exportação para programas de desenho assistido ou computador ou exista um sistema de controle que facilite a sua impressão numa das impressoras tridimensionais já existentes no mercado.

Sem comentários: