terça-feira, outubro 16, 2007

Google Earth permite geolocalizar vídeos do YouTube


Image Hosted by ImageShack
Um vídeo referenciado no Google Earth

A partir de agora passa a ser possível localizar no Google Earth os vídeos alojados no YouTube, aumentando assim a quantidade e a qualidade da informação disponível.

Para que tal seja possível, os vídeos devem ser geo-referenciados, sendo-lhes agregado a informação que permitirá o seu posicionamento sobre as visualizações do Google Earth, após o que serão apresentados numa janela separada da aplicação, a qual fica sobreposta às imagens geográficas.

Esta nova possibilidade, que resulta de um "layer" ou camada do Google Earth, vem na sequência da referenciação geográfica de fotografias, tal como acontece com o Panoramio, sendo, em termos de princípios de funcionamento, equivalente a qualquer sistema que permite colocar uma marca com uma ligação exterior.

Em conjunto com legendas e fotografias, a inclusão de vídeo permite uma descrição mais eficaz de uma dada localização geográfica, complementando-a com novas informações e tornando o Google Earth cada vez mais interactivo e uma plataforma de navegação extremamente completa.

Lembramos que existem programas complementares que permitem colocar dados provenientes de um GPS sobre a versão gratuita do Google Earth, de modo a convertê-lo num programa concorrente dos mais tradicionais OziExplorer ou CompeGPS, sendo que a vantagem de uma maior interactividade tem como contraponto a necessidade de uma ligação de alta velocidade permanente à Internet, algo que ainda não é possível de ter em qualquer lugar.

Já analisamos por diversas vezes o Google Earth como instrumento de construir e partilhar itinerários ou "road books", bem como a sua uitlização como alternativa a sistema mais convencionais, esperando que o aumento da cobertura da banda larga móvel, sobretudo no Interior do País e em zonas rurais, venha a permitir o seu uso sem as actuais restrições.

Sem comentários: