sábado, outubro 20, 2007

Incêndios voltam ao distrito de Viana do Castelo


Image Hosted by ImageShack
Um fogo durante a noite no Verão de 2005

Um incêndio florestal deflagrou pelas 14:20 desta sexta-feira em Padreiro, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

O fogo, de origem ainda desconhecida e que não colocou em perigo populações, foi combatido por 61 bombeiros, com 17 veículos, tendo recebido o apoio do Grupo de Reforço de Incêndios Florestais do Porto.

Poucos minutos depois, pelas 14:40, um outro incêndio começou em Refoios, no concelho de Ponte de Lima, no mesmo distrito, que foi combatido por 10 bombeiros apoiados por quatro viaturas.

O calor que se fez sentir durante o dia, sobretudo a seguir à hora de almoço, poderá ter estado na origem destes incêndios, mas o facto de estarmos em Outubro também pode levar a uma menor vigilância, agravada por deixarem de vigorar um conjunto de disposições legais que são da maior importância em termos de prevenção.

Balizar a chamada "época dos fogos" com base no calendário e na experiência do passado pode vir a revelar-se um mau princípio, sobretudo se atentarmos na evolução climática dos últimos anos e nas altas temperaturas que se fazem sentir em pleno Outono ou no início da Primavera.

Após um Verão relativamente fresco, podemos esperar que temperaturas elevadas segundo as médias dos últimos anos se prolongem pelo Outono, criando situações algo imprevisíveis numa época em que o dispositivo já foi parcialmente desmobilizado.

Sem comentários: