domingo, outubro 14, 2007

"Service Pack 3" do XP já existe e IE7 não exige validação


Image Hosted by ImageShack
Logo do "Service Pack 3" do XP3

Já começou a circular na Internet uma versão provisória do "Service Pack 3" (SP3) destinado ao Microsoft Windows XP, antecipando-se à disponibilização oficial deste conjunto de correcções.

Alguns "sites" de partilha de ficheiros já disponibilizam esta colecção de correcções ao sistema operativo original, cujo lançamento a Microsoft tem vindo a adiar sucessivamente.

Já não é a primeira vez que este tipo de fugas se verifica, tendo o mesmo acontecido com diversos produtos, pelo que surge a dúvida se esta não será intencional, de modo a obter reacções por parte dos utilizadores e corrigir alguns erros que surjam e não tenham sido detectados nos laboratórios da própria Microsoft.

Em princípio, o SP3 deveria ser disponibilizado em 2008, mas existem rumores de que alguns fabricantes terão uma versão preliminar que estarão a testar nos computadores que ainda são vendidos ou devem suportar este sistema operativo.

Tal como mencionamos no passado, apesar de o Vista ser o sistema operativo em que a Microsoft actualmente aposta, muitos clientes, sobretudo a nível institucional, mantêm o XP e não equacionaram ainda a possibilidade de migração para a nova plataforma.

Noutra área, a Microsoft deixou de exigir a validação do sistema operativo para instalar o Internet Explorer 7, eliminando assim um obstáculo que obrigava numerosos utilizadores a manter uma versão anterior do programa ou a migrar para a concorrência, instalando "browsers" como o Firefox ou o Navigator, os quais possuem funções francamente mais avançadas do que as antigas versões que tinham nos seus computadores.

Mais do que um acto de generosidade, a opção da Microsoft destina-se a não peder quota de mercado em termos de "browsers", dando assim a todos os utilizadores a possibilidade de usar o seu produto mais recente em vez de os empurrar para uma inevitável substituição.

Estas são duas actualizações que sugerimos sejam instaladas, embora no respeitante ao SP3 apenas quando a versão defenitiva estiver disponível e efectuando o "download" através do "site" da Microsoft, de modo a evitar versões piratas que podem incluir algum tipo e vírus.

Sem comentários: