terça-feira, outubro 16, 2007

Despiste de veículo dos bombeiros causou quatro feridos


Image Hosted by ImageShack
Operações de socorro a seguir ao acidente

Um acidente de viação provocou ferimentos em quatro bombeiros voluntários de Leiria que regressavam do combate a um incêndio que ocorreu na zona de Vale Sepal.

Os feridos foram assistidos no Hospital de Santo André, em Leiria, sendo que dois dos ocupantes apresentavam lesões consideradas graves.

O acidente ocorreu perto da hora de almoço, em consequência de um despiste numa curva apertada, perto de uma ponte da Ribeira do Sirol.

Nestes dias em que o calor voltou, têm-e verificado algumas ocorrências de pouca gravidade, mas que, infelizmente, tal como qualquer missão de socorro, envolvem riscos e a possibilidade de danos colaterais como os que hoje se verificaram.

Concretamente, não podemos deixar de lembrar a necessidade de implementar o uso do cinto de segurança em todas as circunstâncias, salientando que no regresso das missões, salvo circunstâncias verdadeiramente excepcionais, não há qualquer razão que justifique a sua não utilização.

Mesmo sabendo que colocar um cinto de segurança representa a perda de um par de segundos, no caso do condutor, já que os restantes elementos podem colocá-los ou retirá-los com o veículo em movimento, estamos convictos de que esta é a atitude correcta, sobretudo quando não haja, previsivelmente, vidas humanas em risco, devendo haver na viatura um responsável por verificar este procedimento.

Será, portanto, de verificar se todos os lugares dos veículos têm cintos devidamente instalados e com suportes em condições de suportar o esforço e de implementar procedimentos e atitudes que reduzam os riscos, mesmo reconhecendo que nem todos podem ser evitados.

A implementação de uma cultura de segurança, eliminando alguns gestos ou atitudes temerárias que ainda hoje são confundidas com coragem, é um dever de todos, especialmente por parte dos comandos, que não podem compactuar com formas de actuar que tendem a potenciar riscos que, sabemos, sempre estarão presentes.

Sem comentários: