segunda-feira, julho 31, 2006

Um responsável de segurança por equipa


Image Hosted by ImageShack
Treino de bombeiros americanos

Mesmo cientes da falta de efectivos com que muitas corporações se debatem, a existência de um elemento exclusivamente dedicado a velar pela segurança de cada equipa parece-nos essencial na mudança dos actuais padrões de risco.

Destacar um elemento dentro de cada equipa com funções específicas de segurança, sem nenhuma outra função que divida a sua atenção ou o distraia da sua missão primária, parece-nos ser um imperativo organizacional em muitas das zonas mais densamente arborizadas e com declives mais acentuados.

Entre as atribuições deste elemento, poderão estar tarefas tão distintas como as que deixamos aqui como exemplo:

- Manter contacto rádio e informações actualizadas sobre a situação táctica
- Conhecer a posição exacta da equipa e de meios de reforço ou evacuação
- Estabelecer permanentemente vias de retirada ou evacuação
- Verificar a existência de perigos ocultos
- Assegurar que a equipa não se encontra numa "zona interdita"

Para quem teve experiência militar, o segundo posto, logo a seguir ao comandante, era o de "oficial de segurança", seguidamente o responsável pelas informações, algo que, numa estrutura mais pequena pode ser aliado num único elemento cujo desempenho é essencial ao sucesso de cada missão.

Por outro lado, a tecnologia actual permite equacionar a utilização de toda uma série de equipamentos auxiliares que, facilitando a tarefa dos bombeiros e aumentando a segurança durante as operações, obrigam a uma atenção constante.

Nesta área, temos vindo a estabelecer contactos de modo a que algum "software" para GPS seja melhorado e adequado ao uso em missões ou áreas de risco, estando também a analisar a possibilidade de utilização de sondas que permitam verificar se existe uma temperatura particularmente alta no subsolo, de que poderão resultar erupções súbitas de fogo.

Tal como em situações anteriores, quando houver novidades, estas serão aqui divulgadas de modo a que todos possam tirar partido deste esforço.

Sem comentários: