domingo, julho 30, 2006

Desgaste e fadiga nas jantes - 5ª parte


Image Hosted by ImageShack
Jante de Série 3 pintada com tinta anti-ferrugem

Já há algum tempo que não publicavamos a continuação desta série de textos, mas houve algumas prioridades que se impuseram, pelo que só hoje retomamos esta sequência.

Após ter sido decapada e limpa, a nossa opção foi pintar a jante com uma tinta que isole e proteja da ferrugem, semelhante à conhecida "Hammerite", a qual pode ser aplicada directamente sobre zonas enferrujadas desde que previamente limpas.

Assim, foi após uma última limpeza com diluente e uma lavagem com água, depois de bem seca aplicamos uma camada espessa de tinta da marca "V33", que dispensa primário.

Esta tinta é particularmente espessa e tem que ser aplicada através de um pincel ou trincha, pelo que o acabamento inicial não será tão perfeito como uma pintura feita à pistola ou mesmo através de um "spray".


Image Hosted by ImageShack
Outra vista da jante de Série 3 depois de pintada

Como forma de finalizar, opcionalmente, este revestimento pode ser lixado, de modo a ficar completamente liso, após o que serão aplicadas duas camadas em "spray" preto, de modo a que o acabamento fique com um aspecto mais profissional.

Deve-se, no entanto, ter o máximo de cuidado em lixar manualmente apenas as zonas com imperfeições e sem remover a camada isoladora, sem o que esta perderá parte da sua razão de ser.

Esta recuperação, que dá um novo fôlego a jantes antigas, permite a sua utilização para efeitos de sobressalente num veículo moderadamente carregado, desde que usado com as necessárias cautelas, mas não se destina a substituir material que, por razões de segurança, devia ser novo.

Sem comentários: