sábado, agosto 05, 2006

Alerta Laranja em dia de fogos


Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal perto de Abrantes

O aumento das temperaturas levou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a decretar Alerta Laranja para todo o dispositivo de prevenção, vigilância, detecção, fiscalização e combate a incêndios.

Este alerta Laranja pressupõe o reforço da vigilância, detecção e ataque inicial de todo o dispositivo, a continuação do estado de Alerta Especial para os corpos de bombeiros, a passagem do estado de prontidão das Forças Armadas para a fase Vermelha e um reforço da vigilância aérea armada também será reforçada.

Em parte devido às altas temperaturas, mas também a alguma negligência, quatro incêndios não circunscritos lavravam no país às 15:30 horas sendo o de Coadouro-Penhasco, no concelho de Mação, o que mobilizava mais meios terrestres e aéreos, segundo informa o SNBPC.

A combater o incêndio florestal no concelho de Mação, distrito de Santarém que se iniciou hoje às 10:37, estavam 221 bombeiros, 68 veículos, um helicóptero e dois aviões, entre os quais o Beriev Be-200.

Segundo o presidente da Câmara de Mação, várias casas das povoações de Penhascoso e Casal do Barba Pouca foram ameaçadas nas últimas horas e a população mais idosa foi já aconselhada a sair das aldeias por razões de precaução.

O autarca adiantou ainda que o fogo teve origem em fagulhas de uma rebarbadora que estava a cortar ferro perto da aldeia de Penhascoso e que o alegado autor do incêndio, que pode ser acusado por comportamento negligente, já foi identificado.

Um outro incêndio, ainda não circunscrito, lavrava em Torre Penalva, no concelho da Azambuja, no distrito de Lisboa, e era combatido por 27 bombeiros e nove veículos.

Os outros dois fogos por controlar são em Mesão Frio, no concelho de Penafiel, onde 54 bombeiros apoiados por 15 veículos enfrentam as chamas, e em Esposade, no concelho de Gondomar, onde se encontram 57 bombeiros e 15 veículos.

Um outro incêndio lavrava em Baraçal-Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira, mas já está circunscrito, mobilizando ainda 49 bombeiros, 12 veículos e dois helicópteros.

Em Avantos, no concelho de Mirandela, um incêndio foi circunscrito às 15:24, envolvendo ainda nas operações 25 bombeiros, seis veículos e um helicóptero.

O SNBPC informa ainda que já foi circunscrito o incêndio de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, onde se encontram ainda 77 bombeiros apoiados por 20 veículos, um helicóptero e dois aviões.

Também o fogo de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, está circunscrito, mobilizando ainda 12 bombeiros apoiados por três veículos em operações de rescaldo.

No início de um fim de semana que se prevê complicado, este foi um dos dias em que o dispositivo teve que envolver mais meios de combate, sendo de esperar que nos próximos dias não se verifiquem alterações a nível das condições meteorológicas do que resultará um esforço acrescido para os bombeiros.

Assim, e porque se continuam a verificar demasiados casos de negligência, nomeadamente no uso indevido de ferramentas, facto de que este ano já resultaram vítimas mortais, é de apelar a todos que ajam com a máxima cautela e respeitem as disposições legais em vigor, nomeadamente em termos de circulação e de uso de equipamentos.

Sem comentários: