quarta-feira, agosto 02, 2006

Fundação Focus vai reflorestar 32 hectares de floresta ardida em Seia


Image Hosted by ImageShack
Medronheiros na Beira Alta

Depois dos fogos terem destruído, no ano passado, mais de 44 hectares de medronheiro na freguesia de Teixeira, em Seia, a Fundação Focus - Assistência Humanitária anunciou que vai reflorestar 32.8 hectares.

Segundo o presidente da câmara, Eduardo Brito, o objectivo do plano de reflorestação com medronheiro é "reactivar uma das principais fontes de receita daquelas populações".

O medronho, fruto do medronheiro, é utilizado na produção de aguardente que, a par da produção de mel e da prática agrícola, constitui um dos meios de subsistência das populações locais.

Para além da reflorestação, está prevista a nível de defesa da floresta a abertura de faixas de gestão e a redução do material combustível existente.

A Fundação Focus - Assistência Humanitária é uma agência internacional de ajuda de emergência que proporciona meios de auxílio e assistência durante e após uma situação de calamidade, reconhecida pelo Governo português através de um acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A acção desta e de outras entidades que actuam na área da assistência humanitária, muitas vezes com fraca divulgação, têm sido absolutamente essenciais na recuperação não apenas da actividade económica, mas também de muitos dos bens que foram destruidos pelos incêndios, sendo normalmente mais rápidas a agir do que o próprio Governo.

Sem comentários: