domingo, julho 30, 2006

Excluir o erro humano


Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação na Europa

Já por diversas vezes temos relatado declarações de responsáveis que, após um acidente de gravidade e mesmo antes do necessário processo de averiguações, excluem a possibilidade de erro humano por parte de um colega ou subordinado e, na sequência do comentário de um leitor, decidimos abordar o assunto.

Numa primeira abordagem, tal pode parecer derivar de uma posição corporativa, onde a defesa da instituição surge como prioridade, tentando responsabilizar factores externos de ordem técnica que dificilmente são identificáveis ou quantificáveis e relativizar a intervenção humana, normalmente subordinando-a a uma série de imponderáveis.

No entanto, esta atitude pode destinar-se a proteger os restantes envolvidos no acidente, já de sí traumatizados pela perspectiva de erro do qual pode ter resultado a morte ou ferimentos em colegas ou amigos e cuja situação convém não agravar sem provas do sucedido.

O processo que muitas vezes se verifica, onde a descoberta de um possível culpado parece ser a prioridade, muitas vezes descurando quer as consequências, quer a própria investigação do sucedido, continua a ser uma característica profundamente enraizada num País onde é hábito reclamar cabeças no calor do momento, para logo depois esquecer o sucedido.

Assim, é natural e talvez até positivo que, até à conclusão do processo de averiguações, o elemento humano seja, na medida do possível, excluido, evitando consequências gravosas que poderão levar à perda efectiva de mais elementos para além de eventuais vítimas da ocorrência.

Só após a conclusão do inquérito, e se este apontar decisivamente no sentido de uma responsabilidade individual, esta deverá ser mencionada, sempre com a necessária cautela de modo a que, sem escamotear o sucedido, sejam adoptadas as medidas necessárias de modo a evitar que algo de semelhante ocorra e a, caso seja necessário, responsabilizar quem, pela sua acção, deva ser sancionado.

Sem comentários: