sábado, outubro 20, 2007

Ubuntu 7.10 já está disponível para download


Image Hosted by ImageShack
Interface gráfico do Ubuntu 7.10

É disponibilizada, a partir de hoje, a versão 7.10 do sistema operativo da família Linux Ubuntu, incluindo as versões Server, Desktop, Kubuntu e Edubuntu.

As novas versões de um dos sistemas Linux mais populares em todo o Mundo incluem um novo "interface" gráfico, a melhoria da segurança e a correcção de algumas das falhas entretanto reveladas em distribuições anteriores.

Dado oferecer acesso ao código fonte, essencial para programadores, e possuir versões específicas para servidores, para adeptos do "interface" gráfico KDE, como acontece com o Kubuntu e para educação, caso do Edubuntu, esta será uma distribuição a acompanhar com interesse, sobretudo por quem não pretende suportar os custos inerentes a um sistema operativo da Microsoft.

A opção pelo Linux, oficial em vários países, oferece um conjunto de possibilidades interessantes em termos de aprendizagem e de desenvolvimento, mas também importantes do ponto de vista estrategico, ao permitir uma autonomia relativamente aos sistema operativos proprietários que vão depender da informação e da manutenção disponibilizada pelos fabricantes.

Quando o Governo português optou por subsdiar portáteis com um sistema operativo de um dado fabricante, em vez de optar por um sistema aberto e livre, cometeu simultanemante um erro estratégico e financeiro que diminui substancialmente a importância desta medida que devia visar objectivos educacionais e não fornecer equipamentos ou máquinas para jogos.

Sem comentários: