sexta-feira, novembro 23, 2007

Bases para modelos - 8ª parte


Image Hosted by ImageShack
Esquema de uma base modular

Construir bases de uma certa dimensão permite realizar cenas mais complexas mas com o inconveniente de serem difíceis de armazenar e, por vezes, obrigarem a ocupar um substancial espaço durante a sua realização.

Uma solução possível é construir as bases em módulos separados que, posteriormente, serão colocados juntos, dando origem a um terreno contínuo de maiores dimensões.

Sendo fácil em teoria, a implementação é algo mais difícil, dado que obriga a planear com cuidado as peças, de modo a que, na altura de as colocar lado a lado, não surjam descontinuidades pouco naturais que prejudiquem o aspecto final.

A nossa opção foi a de desenhar uma base quadrada, com 20 centímetros de lado, à qual adicionamos paredes laterais, sendo depois fotocopiadas ou impressas em cartolina, após o que uma serão dobradas com os lados para cima e outras tantas com lados para baixo, de modo a obter uma simetria.

O interior da "caixa" resultante seria preenchido com uma massa plástica, tendo como limite o rebordo da cartolina, que assim garante que cada face poderá ser colocada junto daquela que foi dobrada de forma simétrica.

Assim, com um conjunto pequeno de bases diferentes, algumas das quais poderão ter casas, árvores ou outros elementos diferenciadores, consegue-se obter um número elevado de combinações, permitindo realizar cenários temporários complexos.

Sem comentários: