quinta-feira, novembro 22, 2007

Utilizadores podem editar o Google Maps


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Maps

Vai ser possível aos utilizadores do Google registados nos Estados Unidos e na Austrália alterarem, de forma limitada e com algumas restrições, o conteúdo informativo do Google Maps, de modo a aumentar a precisão, eliminado pequenos erros que se sabe existirem.

A edição só será possível a quem tiver uma conta activa no Google, sendo necesário efectuar o respectivo "login" e não se podem introduzir alterações em locais que envolvam um conjunto de serviços públicos, como escolas, hospitais, edifícios governamentais ou esquadras de polícia, nem noutros considerados como sensíveis.

Também não é possível usar a opção de "Edit" para deslocar um local em mais de 200 metros da sua posição original, dado este ser o valor máximo de erro admissível, pelo que a sua movimentação numa distância maior ser, obviamente, errada.

O Google guarda sempre as coordenadas originais, de modo a poderem ser repostas, sendo possível verificar o posicionamento inicial e final de um dado objecto.

Esta opção, que torna o Google Maps mais interactivo e, portencialmente, mais preciso, levanta óbvias questões quanto à utilização desta nova possibilidade, que tendencialmente virá corrigir pequenos erros, mas que pode ser usado, mesmo que sem intenção, de forma a diminuir a precisão da informação disponível.

O Google responde assim a diversos utilizadores que, ao aperceberem-se de erros, normalmente no local onde vivem ou trabalham, pretendiam que fossem introduzidas alterações, mas o método escolhido pode resultar num caos, semelhante ao que se vive na Wikipedia no respeitante aos artigos mais polémicos.

Enquanto se espera que esta funcionalidade se expanda a outros países, aconselhamos os nossos leitores a irem tomando nota de eventuais erros que detectem no Google Maps e que, presumimos, terão a possibilidade de vir a corrigir.

Sem comentários: