quarta-feira, abril 09, 2008

FBI alerta para aumento do cibercrime em 2007


Image Hosted by ImageShack
Campanha contra o cyber crime

O aumento do crime por via informática em 2007 teve o maior crescimento de sempre, segundo um relatório do Federal Bureau of Investigation (FBI) recentemente apresentado.

As mais de 200.000 queixas recebidas pelo Internet Crime Complaint Center, o departamento do FBI responsável por este tipo de crimes, provocaram prejuizos superiores a 150.000.000 de euros, verificando-se um aumento de 25.000.000 de euros.

Estes são valores que pecam por defeito, dado que nem todas as vítimas se apercebem de que foram enganadas e muitas há que nem sequer denunciam este tipo de crime, considerando que tal é inútil e os responsáveis nunca serão capturados.

Um dos tipos de crime em franco crescimento são aqueles que decorrem de vendas, muitas vezes através de leilões, nas quais os compradores nunca recebem os bens que pagaram, sendo esta situação fácil de explorar quando o "site" onde as transações decorrem não implementa medidas de segurança.

De certa forma associado a este tipo de crime, surgem as fraudes com cartões de crédito, acesso a dados contidos nos computadores pessoais, ataques de "phishing", envio de mensagens indesejadas ou "spam", normalmente associadas a vendas ilegais ou pornografia infantil ou a disseminação de vírus informáticos.

Já mencionamos alguns dos riscos resultantes das novas tecnologias, sendo disso exemplo a experiência com os "Jardins Digitais" em Lisboa ou o caso dos pagamentos no EBay, tendo também referido várias das ferramentas informáticas que permitem detectar os locais de origem dos ataques.

Sem comentários: