terça-feira, maio 13, 2008

GPS Holux M 241 com "data logger" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
GPS Holux M241 com "data logger"

Há muito que não descreviamos nenhum novo modelo de GPS, mas o Holux M 241 com "data logger", recepção de 32 canais e ligação sem fios "bluetooth" é uma solução que merece ser aqui abordada.

Este Holux inclui uma versão de demonstração do "software" de navegação smart2go(TM) e os dados podem ser apresentados e visualizados sobre cartografia digital, como a do Google Earth.

Com dimensões de apenas 32.1mm X 30mm X 74.5mm, um peso de 39 gramas, sem a bateria alcalina de formato AA, o M241 tem antena interna e pode operar com temperaturas entre os 0 e os 50º e humidade entre os 5 e s 90% e ser armazenado a temperaturas entre os -10 e os 60º.


Image Hosted by ImageShack
Dados de percurso registado no software

O tempo de aquisição de sinal de satélite a frio é de 36 segundos e a quente de 33, sendo expectável um erro posicional horizontal inferior a 2 metros e horizontal inferior a 5 em 95% do tempo de operação.

Este equipamento é utilizável até uma altitude de 18.000 metros, uma velocidade de até 515 metros/segundo, uma aceleração máxima de 4G e uma vibração de até 20 metros/segundo3.

1 comentário:

Alberto Silva disse...

Um aspecto muito interessante deste logger é que podem controlar-se as funcionalidades do logger a partir do próprio GPS, sem necessitar de um PDA ou PC por perto. No caso do Royaltek RBT 3000, o meu fiel companheiro, é preciso utilziar a aplicação fornecida a partir de um PDA ou PC para ligar/desligar o logger, definir a frequência, etc.

Quando vir este aparelho à venda ainda perco a cabeça! Só é pena não permitir a ligação de uma antena externa, que permitiria que o GPS pudesse andar por ex. no porta luvas, sem atraír atenções indesejadas...