quarta-feira, maio 14, 2008

Matrículas de veículos sem IPO podem ser automaticamente canceladas


Image Hosted by ImageShack
Um Ford Anglia, celebrizado pelo Harry Potter

Vão ser anuladas de forma automática as matrículas das viaturas registadas entre os anos de 1980 e 2000 e que não tenham comparecido a nenhuma Inspecção Periódica Obrigatória (IPO) nos últimos cinco anos.

Esta medida, que visa eliminar automaticamente das bases de dados de cobrança do Imposto Único de Circulação (IUC) veículos que já não existem, deixando assim de onerar os seus proprietários vem complementar a possibilidade de mandar apreender via Internet os documentos de veículos vendidos e não registados pelo novo proprietário e uma maior facilidade em proceder ao abate de viaturas.

Os proprietários abrangidos por esta medida terão seis meses para levar os respectivos veículos a um centro de IPO, de forma a manter a matrícula do mesmo, prevendo-se que esta operação de limpeza de bases de dados estreja concluida no final deste ano.

Pelo articulado que conhecemos, os veículos ligeiros de passageiros anteriores a 1980, que já não pagam IUC, não estarão abrangidos, evitando também questões com veículos clássicos devidamente homologados e inscritos em clubes de automóveis antigos.

Queremos alertar sobretudo os proprietários de veículos em restauro, bem como aqueles que têm um todo o terreno numa propriedade particular e que, não circulando numa via pública, não tem IPO há muito para a necessidade de estar atento e regularizar qualquer situação de que possa resultar a anulação da matrícula e os consequentes encargos e incómodos daí resultantes.

Sem comentários: