domingo, dezembro 22, 2024

Inspecção da IGAS detecta falhas no INEM - 1ª parte

A inspecção feita Inspecção Geral das Actividades em Saúde ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aponta para numerosas falhas, algumas delas organizativas ou funcionais, mas também dependentes da tutela, como resultado de uma sub orçamentação, em grande parte devida à utilização de verbas destinadas ao Instituto para outros fins.

São descritos diversos problemas, em termos de organização, de falta de efectivos e de equipamentos, de problemas na gestão de meios e mesmo a nível de situações irregulares, que irão merecer novas investigações, numa situação que para muitos é descrita como caótica, enquanto outros apontam para a necessidade de uma refundação, sendo certo que um Instituto que tem função primordial na área do socorro atravessa um período muito difícil.

Um dos problemas apontados ao INEM é a incapacidade de reter funcionários, a que os baixos vencimentos e fracas perspectivas de carreira não será indiferente, o que aponta para uma incapacidade do INEM para pagar um ordenado justo, resultante da indisponibilidade de verbas.

É de notar que funcionamento do INEM não é suportado pelo Estado, mas por uma percentagem do valor dos seguros automóvel e de acidentes pessoais, onde a parcela de 2% se encontra presente, pelo que são os segurados, através das seguradoras, que suportam os custos do INEM.

sábado, dezembro 21, 2024

Época festiva para ataques informáticos

Com o aproximar da época festiva, durante a qual o número de transações "online" aumenta, sugerimos aos nossos leitores que procedam, previamente, à actualização dos seus dispositivos, independentemente do sistema operativo utilizado, com os quais acedem à Internet, e instalem, sobretudo, as actualizações de segurança e os anti-vírus.

Para além das actualizações do sistema operativo e "software" de suporte, actualizar os navegadores e as defenições dos anti-vírus, mas também aplicações específicas, a partir das quais se efectuem transações "online", como as que são disponibilizadas por plataformas de vendas e supermercados, sobretudo aquelas que acedem ou armazenam internamente dados financeiros, que merecem uma protecção especial.

Pode ser necessário forçar as actualizações, de modo a que estas sejam descarregadas e instaladas de imediato, ao invés de esperar pelo processo de actualização automático, que depende do sistema e pode ser mais moroso, sendo, obviamente, menos controlável pelo utilizador, que pode não ter sequer a percepção da realização do processo e dos resultados, sejam estes positivos ou negativos.

Obviamente, nada compensa uma atitude prudente e o bom senso, já que grande parte dos ataques informáticos bem sucedidos resultam de "phishing", com o próprio utilizador a, por engano, comprometer as suas própria credenciais e dados pessoais, mas dispor de um sistema actualizado disponibiliza uma segunda linha de defesa, já que aplicações mais recentes e actualizadas podem detectar situações de perigo ou comprometimento, mesmo que este seja dissimulado ou imperceptível para o próprio utilizador.

sexta-feira, dezembro 20, 2024

Fixação de pneus em grade de tejadilho da Flatdog

A Flatdog apresentou um sistema de fixação de rodas em "racks", que designou por "Rax Tyre Strap", e que permite manter fixo e em segurança um pneu sobre uma grade de tejadilho, podendo, igualmente, servir para reter outro tipo de carga, desde que com um peso e volume compatível.

Este sistema baseia-se em cintas de poliester resistente e durável, com polegada e meia de largura, com fixações e fivelas, tensores e ganchos de fixação em aço inoxitável, com as peças mais críticas, como o travão, a atingirem os 4 milímetros de espessura, o que garante uma boa segurança para os equipamentos transportados.

Obviamente, a maior dificuldade de utilização será colocar o pneu sobre a grade de tejadilho, após o que basta colocar esta fixação sobre o pneu, prender os ganchos na estrutura da grade, enquadrando o pneu, e procedendo ao respectivo aperto, recorrendo aos tensores, que possuem a habitual patilha para que se possa soltar a cinta, libertando o pneu.

Esta é uma solução de qualidade, construída especificamente para transportar pneus sobre uma grade de tejadilho, mas um par de cintas com tensores, desde que com a qualidade necessária, podem ser igualmente utilizadas, podendo ser um pouco mais morosas a instalar, mas certamente têm um preço mais acessível do que a proposta da Flatdog.

quinta-feira, dezembro 19, 2024

Trocar pilhas em portáteis - 2ª parte

Seguidamente, deve-se remover o isolamento da pilha original e, com um ferro de soldar, derreter a solda ou, caso tal seja complexo e haja folga no fio, proceder ao corte deste, descarnando a ponta e proceder à soldadura numa nova pilha do mesmo tipo, havendo pilhas já com os contactos para soldadura prontos à venda por um par de Euros.

Convém recorrer a um simples multímetro para verificar se a corrente chega aos contactos do conector e verificar bem a soldadura, antes de isolar a bateria, para o que uma simples fita isoladora, bem aplicada, é o suficiente, tendo sempre o cuidado de, em nenhum caso, haver possibilidade de contactos eléctricos indesejáveis.

A partir deste momento, depois de instalar a nova bateria, ligando o conector, basta fechar o computador e proceder à memorização da configuração, que deve ser detectada automaticamente, e configurar a data e a hora, após o que o processo fica completo e a perda de configurações e da hora deve ser ultrapassada.

Este é um processo que pode ser um pouco moroso, dependendo do portátil, e sabemos que nem todos se sentem à vontade para abrir um computador, sobretudo quando é necessário desligar alguns componentes, mas permite poupar algum dinheiro, ficando a operação pelo valor da bateria, que é de poucos Euros, para um modelo de boa qualidade, e pode resolver um problema incómodo por um bom número de anos.

quarta-feira, dezembro 18, 2024

As botas Magnum Amazon Desert Boots - 2ª parte

A sola e tacão anti-derrapantes, incluem materiais compósitos e placa metálica, protegendo o pé, de acordo com as normas de segurança militares aprovadas pela NATO, e o tratamento anti-bactérias Agion combate a presença de fungos e micróbios, proporcionando conforto, mesmo em caso de uso prolongado em temperaturas elevadas.

O sistema de atacadores permite que estes sejam apertados e desapertados com rapidez, ajustando bem o cano da bota, resultando numa utilização muito confortável, a que a ergonomia das botas e o seu baixo peso não é alheio, permitindo boas caminhadas com o conforto possível, sendo apenas inadequadas em locais onde água ou humidade em excesso tornem mais conveniente um modelo com maior impermeabilização que, tipicamente, será em cabedal e, consequentemente, mais pesado.

Indiscutivelmente, estas Magnum cumprem bem a missão para a qual foram desenhadas, protegendo adequadamento os pés e a zona dos tornozelos, mantendo a flexibilidade, o que permite usá-las para conduzir, sem perder a sensibilidade necessária para operar os pedais, revelando-se leves, respiráveis e confortáveis, com as solas a amortecerem impactos no solo e evitando a penetração por objectos aguçados, mantendo o utilizador seguro e permitindo grande liberdade de movimentos.

Apesar de novas estas botas terem preços que rondam os 120 Euros, quando provenientes de excedentes militares ou virtualmente novas, o preço pode cair muito substancialmente, sendo possível encontrá-las novas por perto de 25 Euros, com exemplares com muito pouco uso a ficar perto de uma dúzia de Euros, a que acrescerão portes e, caso adquiridas em Inglaterra, IVA, o que, podendo mais do que duplicar o preço, colocando-o perto dos 50 Euros, não deixarão de resultar num excelente negócio.

terça-feira, dezembro 17, 2024

Trocar pilhas em portáteis - 1ª parte

Quem utiliza computadores portáteis pode já ter passado pela experiência de ter de substituir a pilha que mantém o registo da configuração e o funcionamento do relógio, sendo comum os fabricantes pedirem pela peça de substituição algumas dezenas de Euros.

A perda de carga da pilha nota-se quando, depois de um período desligado, o computador perde a configuração e a data e hora, tipicamente escutando-se dois apitos de alerta, e esta situação é recorrente, sendo a causa mais habitual quando tal acontece, embora não se possa excluir em absoluto outro tipo de problemas.

A peça fornecida pela maioria dos fabricantes é, efectivamente, uma vulgar pilha, tipicamente uma C2032, de 3V, com um pequeno cabo soldado, que termina num conector específico, com a zona da pilha e das soldaduras coberta por um isolamento, que evita contactos eléctricos indesejáveis.

Obviamente, o processo mais simples será adquirir a peça de substituição mas, para quem queira poupar algum dinheiro e saiba proceder à substituição da pilha, sugerimos obter uma pilha nova e um suporte adequado, tipicamente uma peça de muito baixo preço, caso existe um pouco de espaço extra dentro do computador.

segunda-feira, dezembro 16, 2024

Buy Me a Coffee


Buy Me a Coffee at ko-fi.com

Alerta de tempo frio para os próximos dias - 3ª parte

Não obstante a solidariedade de muitos, a nível individual e colectivo, e de algumas medidas paliativas por parte de diversas autarquias, estamos diante de um problema estrutural, de difícil resolução num país que continua pobre e crescentemente envelhecido, sendo essencial que, no mínimo, sejam introduzidas algumas medidas que permitam atenuar o problema resultante do tempo frio.

Uma descida no preço da energia, sobre a qual incide uma carga fiscal elevada, colocando os preços num patamar muito elevado, não apenas quando comparados com os praticados noutros países da Europa, mas, sobretudo, face aos vencimentos auferidos em Portugal, ajudaria a minorar o problema, com um efeito imediato nos preços, com a perda de receitas a ser compensada, mesmo que parcialmente, por melhorias na saúde e da qualidade de vida das populações.

Obviamente, soluções mais permanentes implicam um maior esforço organizativo e financeiro, por estarmos diante de um problema estrutural, com a falta de habitação de qualidade nos grandes centros urbanos a ter causas que vão muito para além de questões urbanísticas, pondendo-se apontar para a falta de ordenamento do País, a inexistência de planos estratégicos e o resultante abandono do Interior, com a concentração no Litoral a resultar numa pressão que colocar os mais frágeis em situações da maior vulnerabilidade quando fenómenos tão naturais, como o frio no Inverno, inevitavelmente acontecem.

No entanto, enquanto governantes e outros responsáveis não disponibilizam soluções concretas, face à incapacidade da sociedade civil de substituir o Estado naquilo que lhe compete e perante as fragilidades e insuficiências do sistema de saúde, fica o conselho de agir com prudência e proteger, tanto quanto possível, os mais vulneráveis, das consequências da exposição a baixas temperaturas, minorando as consequências que daí podem advir.

domingo, dezembro 15, 2024

As botas Magnum Amazon Desert Boots - 1ª parte

Após uma dúzia de anos de serviço intenso, usadas fora da época de chuva, as botas Magnum Amazon Desert Boots que mereceram a nossa preferência começam a apresentar os danos inerentes a um uso prolongado, com as reparações possíveis a serem de carácter temporário, o que implica, naturalmente, a sua subsituição.

Dada a nossa satisfação face à durabilidade e ao conforto, baixo peso, flexibilidade e resistência, optamos por substituí-las pelo mesmo modelo, concebidas para o Exército Britânico e destinadas a serem utilizadas, como o próprio nome indica, em desertos ou durante o tempo quente, quando a respiração seja mais importante do que a impermeabilidade.

Este modelo de botas, de boa qualidade, como é típico da Magnum e exigido pelas especificações militares britânicas, oferecerem uma relação entre o preço e a qualidade bastante favorável, em parte graças a uma grande disponibilidade no mercado, resultante do elevado número produzido, do que resultou um grande número de excedentes, boa parte sem uso prévio.

Construídas em couro e nylon 1150 Dernier, as Magnum Amazon Desert Boots obedecem a especificações militares, tendo sido testadas nos teatros de operações do Iraque e Afeganistão, são resistentes, leves e respiráveis, com um desenho ergonómico e um sistema de atacadores que permite uma grande facilidade no seu aperto e desaperto.

sábado, dezembro 14, 2024

O relógio inteligente GT4 Plus - 2ª parte

A bateria interna de polímeros de lítios com 600 mAh, que permite uma autonomia de entre 10 e 20 dias de utilização, dependendo das funções utilizadas, com um "stand by" que pode chegar aos 40 dias, sendo carregado via porta USB, através de um cabo magnético.

Entre as características mais interessantes está a presença de um GPS, altímetro, pressão atmosférica, bússola e termómetro, importantes para actividades ao ar livre, mas também a luz ultra violeta que permite detectar, por exemplo, notas falsas, e o "led" de iluminação, que proporciona uma luminosidade aceitável, sem substituir uma lanterna autónoma.

Para os desportistas, funções como a monitorização da frequência cardíaca, oxímetro, contador de passos e de distância, são interessantes e úteis, tal como o "led" que permite usar o relógio como uma lanterna de pulso, estando dispostas funcionalidades específicas para mais de uma centena de desportos.

Outras funcionalidades serão mais universais, como a ligação ao telemóvel via "bluetooth", possibilitando controlar chamadas, visualizar mensagens, escutar música, configurar alarmes, dispor de relógio com múltiplos fusos horários e cronógrafo, com a operação táctil a ser complementada pela de um botão rotativo, o que permite ajustes simples e rápidos.

sexta-feira, dezembro 13, 2024

Trocar a segurança rodoviária por votos - 4ª parte

Cremos que esta é a lamentável resposta do PS à proposta do Partido Social Democrata, apoiada pelo Chega, que visa evitar as inspecções periódicas obrigatórias para motociclos com cilindrada superior a 125 cc, no que parece ser uma luta pelos votos dos motociclistas, com os vários partidos a fazerem as suas ofertas, independentemente das consequências que daí possam advir.

Aliás, temos muitas dúvidas que muitos motociclistas avaliem de forma positiva este tipo de medidas, que na prática podem ser virtualmente inaplicáveis, e que os coloca em risco e à mercê daqueles que, pela sua falta de prudência, por vezes aliada à pressa que resulta da pressão para a realização de deslocações rápidas, como os que se dedicam a entregas, e pode resultar numa maior desconfiança face a quem conduz motociclos e ao aumento dos prémios dos seguros.

Em vez de propor melhorias estruturais, preparando novas estratégias e políticas rodoviárias, medidas avulsas, com fins eleitoralistas, que colocam em perigo todos os utentes das vias, parecem ser uma opção simples, ou simplória, para quem compete por votos sem olhar a meios e sabendo que, no caso de das medidas por sí aprovadas resultem consequências gravosas, nunca serão por isso responsabilizados.

Quem cria condições para que aumente o número de acidentes, criando legislação que aumente o perigo rodoviário, não deve apenas ser responsabilizado politicamente, dado que face à gravidade do que se pode considerar mais do que uma negligência grosseira, a responsabilização criminal devia ser devidamente equacionada, com tudo o que tal implica para os decisores que as concretizem.

quinta-feira, dezembro 12, 2024

Alerta de tempo frio para os próximos dias - 2ª parte

Tendo em conta o aumento do número de sem abrigo, muitos deles indocumentados, o que indicia que os que foram identificados correspondem a uma fração daqueles que vivem na rua ou em condições equiparáveis, o problema com as baixas temperaturas aumenta, não estando previsto, face ao escasso número de dias de frio, a activação dos planos de contingência que permitiriam minorar o risco para os que vivem na rua.

O problema é particularmente crítico em Lisboa, onde se concentra grande parte dos sem abrigo e onde a mobilidade dos mesmos torna a detecção e seguimento mais complexa, mas também é na capital que se pode encontrar um maior número de habitações sem condições e sobrelotadas, resultando numa maior dificuldade por parte das autoridades para disponibilizar alojamentos, mesmo que temporários, quando a pressão imobiliária aumenta.

Também é nesta altura, com baixas temperaturas, que se verificam muitos dos incêndios urbanos, como consequência do recurso a fogueiras ou lareiras, bem como acidentes por intoxicação por monóxido de carbono, alguns deles fatais, podendo ter na origem sistemas de aquecimento defecientes ou destinados ao exterior, usados como recurso, com todos os riscos que daí derivam.

O perigo é maior em habitações com menos condições, com um elevado número de residentes de poucas posses, e que tendem a recorrer a métodos de aquecimento menos dispendiosos, mas particularmente perigosos, seja pelo perigo de incêndio, que pode alastrar a habitações vizinhas, seja perante a possibilidade de intoxicação por monoxido de carbono, situações potenciadas pelo tipo de construção e localização de muitas destas residências, algumas das quais sitas em locais pouco acessíveis.

quarta-feira, dezembro 11, 2024

Trocar a segurança rodoviária por votos - 3ª parte

Também numa fila de trânsito, no para e arranca do trânsito, facilmente se pode iniciar a manobra com a fila parada, e, com alguma rapidez, esta deslocar-se a mais de 30 km/h, colocando o motociclista em infração e em perigo, com a necessidade de se integrar numa fila de trânsito o que, face ao civismo e compreensão de muitos condutores, pode não ser fácil ou imediato.

Naturalmente, ao entrar no campo da subjectividade, as próprias autoridades terão a maior dificuldade em estabelecer quais os comportamentos de risco de modo a que uma coima não seja constestada, abrindo caminho para uma conflitualidade prolongada e cujo desfecho será incerto, podendo depender sobretudo da interpretação individual de cada magistrado, o que coloca em causa um valor tão essencial como o da segurança jurídica.

Também em caso de acidente, porque há automóveis que mudam de faixa, a probabilidade de colisão aumenta, sabendo-se que a percepção da presença de um veículo, neste caso uma motocicleta a circular entre faixas pode não ser imediata, nem intuitiva, sobretudo quando a legislação proposta permite, em certas situações ultrapassar pela direita, o que levanta outras questões.

Se imaginarmos duas filas de trânsito e um motociclista passar pelo meio, estará, simultaneamente, a ultrapassar a fila da esquerda pela direita e a ultrapassar a fila da direita pela esquerda, ficando em aberto qual a regra aplicável, a menos que, para o PS, esta legislação seja para vias com uma única fila de trânsito, elimninando ou reinterpretando a expressão "entre filas de trânsito", o que vem reduzir ainda mais a sua aplicabilidade, ou considere que apenas se pode ultrapassar por fora filas exteriores.

terça-feira, dezembro 10, 2024

Alerta de tempo frio para os próximos dias - 1ª parte

A descida de temperatura anunciada para os próximos dias, sendo absolutamente normal e expectável nesta época do ano, vem por em evidência as fragilidades de um país dito de temperatura amena, mas cujas residências e mesmo o vestuáriodos residentes são incompaíveis com o frio, mesmo considerado à escala de um país do Sul da Europa, encostado a um oceano.

Ao tempo frio associam-se, inevitavelmente, gripes e outras infecções respiratórias, as quais potenciam outras enfermidades ou fragilidades, que tanto podem ser consequências de doenças existentes ou da condição física individual, que pode ser particularmente fraco no caso dos idosos ou ser inerente ao desenvolvimento no caso dos muito jovens.

Do aumento de solicitações feitas aos serviços de saúde, cujas limitações todos conhecemos, resultam inevitáveis atrasos no atendimento, que resultam, em muitas casos, em doenças graves ou situações fatais, incidindo sobretudo nos grupos mais vulneráveis e que, pela sua condição económica, não têm acesso a cuidados de saúde em instituições privadas, onde os cuidados serão, tipicamente, prestados num espaço de tempo adequado à situação individual.

Face às temperaturas baixas que se avizinham, é absolutamente necessário que os mais vulneráveis sejam protegidos, incluindo-se aqui tanto os que são frágeis devido à sua condição física, como aos que o são por questões sociais, como os sem abrigo ou aqueles que residem em habitações sem condições de aquecimento adequadas, algo que, infelizmente, é um padrão neste país, situação agravada pelo elevado preço da energia, que impede o uso de aquecedores ou outras fontes de calor seguras.

segunda-feira, dezembro 09, 2024

Trocar a segurança rodoviária por votos - 2ª parte

Concretizando, o PS propõe que, "sempre que se verifique grande intensidade de trânsito, é permitida a circulação de motociclos e ciclomotores entre filas de veículos, desde que sejam cumpridas as seguintes condições":

a) A velocidade máxima de circulação não pode exceder os 30 km/h;
b) O condutor deve manter uma distância lateral de segurança suficiente para evitar colisões com os veículos circundantes;
c) É proibida a ultrapassagem pela direita, salvo em situações de trânsito parado e em que seja possível executar a manobra em condições de segurança.

Tendo em conta a forma como se conduz em Portugal e a manifesta indiferença de muitos utentes da via a questões de segurança ou ao cumprimento da legislação em vigor, abrir portas para um conjunto de excepções, não só vem contribuir para uma maior sinistralidade rodoviária, como terá como consequência o aumento do preço dos seguros, face à previsão do aumento do número de acidentes.

Por outro lado, face à escassez de vias onde se possa efectivamente circular em segurança entre filas de trânsito, cuja extensão ou composição não são tipificadas, surge a percepção de que existe a possibilidade de efectuar esta manobra numa via normal e, virtualmente, em qualquer situação, qualquer que seja a extensão da fila de trânsito, sem o que a lei deixa de fazer sentido, abrindo caminho para uma flexibilidade de interpretação que depende muito da interpretação pessoal.

domingo, dezembro 08, 2024

O relógio inteligente GT4 Plus - 3ª parte

O assistente de voz, que permite controlar diversas funções usando apenas a voz, bem como a capacidade para intepretar gestos, facilita em muito a utilização, sobretudo em situações mais complicadas, incluindo para pedir ajuda, sendo sempre necessário que a conexão ao telemóvel esteja activa para que tal funcione.

Entre os relógios inteligentes nesta gama de preço, o GT4 Plus será dos mais interessantes, com uma boa qualidade de construção, um vasto conjunto de funcionalidades, algumas delas raras para equipamentos desta gama, uma autonomia longa e um excelente som, tendo em conta o tipo de dispositivo, revelando-se muito fácil de utilizar após uma configuração inicial um pouco trabalhosa, mas acessível.

O maior problema deste relógio são as dimensões, superiores às de um relógio convencional, mas que se devem à opção por um écran de dimensões generosas, bem como a necessidade de dispor de uma aplicação instalada no dispositivo móvel, neste caso a Glory Fit, que não se encontra entre as preferidas pela maioria dos utilizadores, dois problemas com os quais os utilizadores terão que conviver, tendo como contrapartida um vasto conjunto de funcionalidades.

O preço deste relógio, incluindo portes e IVA, fica entre os 20 e os 25 Euros, dependendo do tipo de bracelete, estando disponível em diversas cores, tendo críticas bastante positivas por parte dos seus utilizadores, o que pode justificar a sua aquisição por parte de quem necessite de um dispositivo deste tipo e tenha um orçamento limitado.

sábado, dezembro 07, 2024

Gecko Models apresenta Land Rover Serie 1 militar

A Gecko Models acaba de apresentar o seu novo modelo do Land Rover Serie 1 de 80" na versão ao serviço do Exército Britânico durante a guerra da Coreia, incluindo no conjunto o atrelado 10-cwt Bantam, um modelo ligeiro capaz de transportar 500 quilos de carga.

Este é um excelente modelo da versão militar, incluindo um conjunto de acessórios interessantes, como a metralhadora pesada Vickers, montada sobre um tripé e instalada na caixa de carga, bem como uma metralhadora ligeira Bren, para além das ferramentas tipicamente transportadas neste veículo ligeiro ao qual eram atribuídas numerosas missões.

Também está disponível um Serie 1 com a capota de lona, igualmente em versão militar, recorrendo à mesma base, mas com um menor número de opcionais e que pode ser mais adequado para quem pretenda um modelo civil ou convertido para outro exército que não o britânico, tendo em atenção que é necessário fazer pequenas alterações, não muito complexas, caso se pretenda dispor de um modelo com condução à esquerda.

Os Land Rover da Gecko destinam-se a modelistas com alguma experiência, sendo muito detalhados e incluindo peças delicadas, tendo um preço que fica entre os 25 e os 30 Euros, de acordo com a versão escolhida, podendo ser um presente de Natal interessante para os adeptos da marca que se dedicam ao modelismo e têm a prática necessária para obter um bom resultado no final do processo de montagem de "kits" com este nível de detalhe.

sexta-feira, dezembro 06, 2024

Trocar a segurança rodoviária por votos - 1ª parte

Na mesma semana em que se sabe que o Parlamento votou uma proposta que visa evitar que os motociclos com cilindrada superior a 125 cc sejam submetidos a inspecções periódicas obrigatórias, tal como sucede com outros veículos motorizados, surge uma proposta do Partido Socialista que visa permitir aos motociclos circular entre filas de trânsito e, nalguns caos, ultrapassar pela direita.

Esta iniciativa, desligada da realidade e desconexa de outras medidas, surge como forma de obtenção de ganhos políticos, tentando obter os votos dos motociclistas, através de propostas que pretendem agradar a quem circula em duas rodas, sem preocupação com o perigo ou as consequências que daí possam advir, sobretudo numa altura em que existem inúmeras bicicletas eléctricas, em grande parte fazendo entregas urgentes, que, certamente, iriam tirar partido da legislação proposta.

Do texto proposto pelo PS constam alguns parágrafos que não podem deixar de nos espantar, tal o desconhecimento pela realidade em termos de circulação num País onde o civismo e a segurança rodoviária são escassos, com a prioridade a ser "reduzir os tempos de viagem e descongestionar as vias, preservando a segurança de todos os utilizadores" sem, efectivamente explicar a vertente da segurança, que aparece sob forma de menção, sem uma real concretização prática.

Da proposta constam ideias tão perigosas e irresponsáveis como o "regulamentar a circulação de motociclistas entre filas de veículos, em situações de grande intensidade de trânsito, sob condições rigorosas de segurança, como limites de velocidade, manutenção de distâncias laterais adequadas e proibição de ultrapassagens pela direita, salvo em situações específicas".

quinta-feira, dezembro 05, 2024

Whatsapp passa a transcrever conversas

Uma das funcionalidades mais desejadas por muitos utilizadores do Whatsapp começou a ser implementada, abrangendo agora o português, embora na versão brasileira, permitindo agora obter transcrições escritas das comunicações áudio, que ficam armazenadas no dispositivo utilizado.

Esta funcionalidade, tal como é habitual, chega de forma faseada, de acordo com a linguagem utilizada, sendo necessário, inicialmente, proceder à activação nas configurações, mas prevendo-se que, em versões posteriores, venha activa na configuração padrão, podendo, obviamente, ser desactivada pelo utilizador, caso assim o pretenda.

Nas versões que já contemplam esta funcionalidade, basta entrar nas configurações das conversas e activar a transcrição, após o que é possível transcrever uma mensagem áudio selecionando a mensagem e a opção "Transcrever", surgindo o texto com o conteúdo áudio.

Para além de permitir dispor de um registo escrito, com todas as vantagens que tal implica, como a possibilidade de rever ou esclarecer conteúdos de uma comunicação áudio menos clara, esta funcionalidade é particularmente importante para quem tenha problemas auditivos e que, desta forma, pode utilizar esta plataforma de comunicações de forma mais simples e eficaz.

quarta-feira, dezembro 04, 2024

O relógio inteligente GT4 Plus - 1ª parte

Durante os anos mais recentes os relógios inteligentes têm-se popularizado, em grande parte devido a uma substancial parte do preço, mas também porque as funcionalidades disponibilizadas têm aumentado exponencialmente, tornando-os particularmente úteis, seja como dispositivo individual, seja como complemento de outros dispositivos.

O modelo que hoje descrevemos, o GT4 Plus da Guhuavmi, um fabricante baseado na China, foi apresentado este ano e baseia-se num Android Wear proprietário, comunicando com diversas plataformas, entre estas o Android, nas versões 5.1 ou superior, e com o iOS 8.2 ou mais recente.

Este é um relógio destinado a desportistas, capaz de suportar até 5 ATM e obedecendo à norma IP 68, com uma caixa exterior em alumínio e plástico, com 44 x 51 x 13 milímetros, de elevada resistência, capaz de suportar impactos, podendo ser utilizado em condições meteorológicas adversas ou em ambientes mais hostis.

Com um processador BT8959T6 e 128 Mb de memória RAM e 256 de memória ROM, este relógio tem um écran táctil AMOLED de 2.01", com uma resolução de 240 x 296 pixels, com um bom nível de luminosidade e altamente configurável, facilitando em muito a visualização de conteúdos por parte do utilizador.

terça-feira, dezembro 03, 2024

INEOS Grenadier, o sucesso na sucessão do Defender - 2ª parte

Os Grenadier, para além de disponíveis em diversos modelos e configurações, permitem ao comprador selecionar muitas opções, adaptando o veículo ao uso específico que lhe pretende atribuir, o que abre possibilidades de utilização particularmente vastas, incluindo-se aqui, por exemplo, o suporte às embarcações de salvamento marítimo do Reino Unido.

Naturalmente, temos que nos interrogar se a Land Rover tomou a opção correcta ao descontinuar o anterior modelo de Defender, que, nos dias de hoje, continua particularmente apetecível, do que resulta uma valorização muito substancial, sobretudo a nível dos Td5, com exemplares a serem transacionados por valores que, ainda há poucos anos, nos pareceriam completamente irrealistas, dando assim oportunidade à INEOS de vir ocupar este nicho de mercado.

Acresce o facto de o Grenadier ser francamente mais barato do que o novo Defender, começando perto dos 60.000 Euros, enquanto os Land Rover Defender da geração actual têm preços a começar perto dos 90.000 Euros, com a diferença a aumentar para versões de topo das duas gamas, o que pode influir decisivamente na altura da escolha, com o Grenadier a ser penalizado pelo desconhecimento que muitos têm da marca.

Será de prever que o Grenadier se mantenha no mercado durante anos, tal como sucedeu com o Defender clássico, dado que os adeptos deste tipo de todo o terreno, com uma concepção algo rústica, modular e de grande resistência, capaz de ultrapassar os mais diversos obstáculos e ser utilizado em inúmeras situações, continuarão a preferir este modelo às alternativas de fabricantes mais conhecidos, mas que se aproximam mais de um SUV do que do todo o terreno clássico, puro e duro.

segunda-feira, dezembro 02, 2024

Blusão táctico - 3ª parte

Estão disponíveis diversos tamanhos, desde o mais pequeno ao XXL, sendo sempre de verificar os tamanhos conferindo as medidas, bem como várias cores, todas escuras, incluindo o verde e o negro, bem como vários padrões de camuflagem, onde constam a típica camuflagem CP, mas também a FG, ambas de origem americana, e a MM-14, usada pelas forças ucranianas.

O preço fica abaixo dos 40 Euros, incluindo IVA e portes a partir da Ásia, caso se efectue uma pesquisa adequada, essencial para obter o preço mais baixo, dado que o mesmo artigo pode ser encontrado por valores francamente mais elevados, ultrapassando os 60 Euros, o que se justifica tendo em conta a maior complexidade do blusão e a inclusão de materiais mais dispendiosos.

É de notar que existe uma versão muito semelhante na qual o tecido lateral, que fica sob os braços, nos punhos e num aro nas costas é em rede, sendo mais leve e respirável, mas protegendo menos das baixas temperaturas, e outra com fecho éclair na lateral do tronco, que permitem abrir desde o sovaco até à cintura, ambos vendidos por um preço mais elevado do que o modelo que propomos.

A relação entre o preço e a qualidade é, na nossa opinião, bastante favorável, sobretudo quando se podem utilizar cupões de desconto ou durante promoções, o que pode resultar num desconto de entre 3 a 6 Euros, o que permite fazer a compra a perto de 35 Euros, um valor que se compara favoravelmente com a maioria dos concorrentes, colocando este blusão na linha da frente das opções a considerar.

domingo, dezembro 01, 2024

Novas versões do "Olá mãe" - 2ª parte

Outro esquema passa pelo envio de uma mensagem gravada que começa por "fala da empresa para a qual enviou o seu currículo", ou uma variante desta frase, mas sempre ligada a uma candidatura a um emprego, e que, em muitos casos, é antecidida por uma chamada telefónica que é desligada quando atendida, feita para verificar se o número é válido.

Naturalmente, não há nenhum emprego em causa, mas apenas a solicitação de um pagamento para prosseguir com o processo, podendo ser complementado com o pedido de dados pessoais, sendo óbvio que, após o pagamento ou prestação de informações, não surgirão novos contactos nem serão atendidas chamadas para o número a partir do qual foi contactada a potencial vítima.

É de notar que este tipo de fraude se baseia na credulidade das potenciais vítimas e que o contacto só em casos excepcionais inclui algum tipo de dado pessoal, sendo que, neste último caso, o nome da empresa é tipicamente omitido, de modo a que possa alcançar todos os que estão envolvidos num processo de candidatura a um posto de trabalho, sendo normal pressionar a potencial vítima com prazos apertados para o pagamento, sob pena de exclusão do concurso de admissão.

Infelizmente, continuam-se a verificar inúmeros casos de burla recorrendo a este tipo de esquemas, com novas variantes a surgir constantemente, muitas vezes efectuados por redes organizadas e com vastos recursos, sendo sempre de informar as autoridades do sucedido, fornecendo os números utilizados, mesmo que não haja perdas financeiras, como forma de contribuir para a detenção dos criminosos e evitar que estes façam mais vítimas.

sábado, novembro 30, 2024

Blusão táctico - 2ª parte

Tal como acontece com a maioria dos blusões para actividades ao ar livre, estão presentes vários bolsos, incluindo dois, de grandes dimensões, na zona frontal, outro junto do fecho éclair, um na manga esquerda, junto do punho, e dois nos ombros, um em cada, com um painel de velcro sobreposto.

O capuz, de boas dimensões, é destacável e ajustável, protegendo bem a cabeça, com os punhos em tecido a vedarem bem, tendo um orifício por onde pode passar um polegar, o que permite um melhor ajuste, com a cintura a ser igualmente ajustável, como forma de evitar perda de calor.

Observando os vários detalhes, sobretudo a nível das costuras e dos fechos éclair, e da qualidade dos tecidos e dos acabamentos, este blusão, não sendo um topo de gama, consegue competir ao mesmo nível de produtos francamente mais dispendiosos, pecando nalguns pormenores, como o posicionamento dos bolsos dianteiros, os únicos onde cabem dispositivos móveis, que expoem os objectos neles contidos a impactos, ou as aberturas para os polegares, que criam mais um ponto de vulnerabilidade, facilitando rasgões ou a possibilidade de a manga ficar presa.

Por outro lado, mesmo em situações de maior esforço físico, este blusão continua a ser confortável, protegendo bem contra os elementos da Natureza, se excluirmos chuva intensa, não se tornando incómodo com a transpiração, e permitindo transportar um bom número de objectos nos bolsos, todos fechados com um fecho éclair de boa qualidade e fácil utilização.

sexta-feira, novembro 29, 2024

Opera 115 final já disponível

A versão 115 final do Opera, o navegador que temos utilizado ao longo dos últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 115.0.5322.68, baseada no Chromium 130.0.6723.59 ou posterior, substituindo a versão 114 que, devido a alterações na política para mudança de versões, teve uma longevidade superior ao habitual, evoluindo com diversas actualizações dentro da mesma versão base.

A novidade em foco na actualização é o "Music Player", acessível através da barra lateral, que funciona de modo independente, numa janela própria, fornecendo informações adicionais relativas à música escutada, o que aproxima este componente do Opera de concorrentes dedicados, incluindo-se aqui a proposta da Microsoft, incluída com o Windows.

A outra vertente desta nova versão do Opera são as inúmeras pequenas correcções que vêm eliminar uma série de pequenas falhas, algumas das quais apenas ocorrem em situações muito específicas, mas também algumas alterações presentes nas versões mais recentes e que desagradaram aos utilizadores, como a forma de selecionar o "modo escuro" foram revertidas, tornando o produto mais fácil e intuitivo de usar.

Podia-se esperar que a passagem para a versão 115 fosse mais disruptiva, sobretudo tendo em conta as funcionalidades que vão sendo apresentadas nas versões de teste, algumas das quais, sobretudo na área da inteligência artificial, podem necessitar de um periodo de testes mais longo, mas, sobretudo para quem escuta música no computador, as novidades desta nova versão do Opera não deixam de ser interessantes e úteis, justificando a actualização.

quinta-feira, novembro 28, 2024

Blusão táctico - 1ª parte

Na época fria, que entre nós representa temperaturas que, para muitos países da Europa, são moderadas, dispor de vestuário que proporcione protecção térmica, bem contra vento e chuva, com desenho prático e mantendo o conforto de quem o enverga é essencial.

O modelo que hoje apresentamos tem um desenho mais complexo do que o habitual, sendo menos convencional do que os TAD V2.0, com um misto de diversos tecidos, reforçados nas áreas mais expostas, como forma de obter um equilíbrio entre o desempenho e o conforto, sem que o preço resulte excessivamente penalizador, colocando-o ao alcance de quem pratica desportos ao ar livre ou de quem necessite de vestuário para enfrentar situações mais complexas na área do socorro ou mesmo a nível militar.

Este blusão, que o fabricante designa por "táctico", do tipo "soft-shell", é construído em poliéster, inclusivé a nível do forro, apesar de o tecido ser diferente, mais macio e adequado a uso interior, sendo repelente de água, à prova de vento e proporcionando um nível de protecção térmica adequada ao tempo frio e intermédio.

É de notar que um "soft-shell", sendo mais flexível e confortável do que um "hard-shell", não oferece a mesma protecção contra a chuva e é menos resistente, mas tende a ser mais quente, salvo quando comparado com modelos forrados, e é feito num tecido respirável, tornando-o mais adequado a períodos de utilização longos e onde está presente algum esforço, mantendo o calor corporal enquanto facilita a saída de gotículas da transpiração.

quarta-feira, novembro 27, 2024

Um alerta antes da "Black Friday"

O aproximar da "Black Friday", dia durante o qual muitas lojas e cadeias comerciais oferecem descontos substanciais, deve implicar uma atenção redobrada por parte de quem efectue compras "online", dado que neste época onde se verifica um elevado número de compras a possibilidade de fraude aumenta substancialmente.

Os anos em que criminosos duplicavam "sites" genuínos, inclusivé de grandes plataformas comerciais, e enviavam mensagens atraindo potenciais compradores, que efectuavam transações em "sites" falsos, pagando por produtos que nunca iriam receber ou entregando dados bancários parecem ter passado, com as ocorrências a serem residuais face a anos anteriores, mas outros perigos continuam a verificar-se.

Comerciantes menos escrupulosos continuam a oferecer supostos descontos após terem subido os preços, o que implica comparações entre "sites" e o recurso a comparadores de preços, que informam quando à evolução do preço de um conjunto de produtos que, mesmo não incluindo aquele que é procurado, fornecem uma amostra do comportamento do vendedor, justificando-se um trabalho de pesquisa, mesmo sob a pressão da possibilidade de perder uma boa oportunidade de negócio.

Aliás, é o recurso à pressão, propondo uma compra imediata, muitas vezes anunciando um "stock" baixo, nalguns casos apontando para menos de 10% da disponibilidade face à existência inicial, que, aliado a falsos descontos, mais defrauda os compradores, numa estratégia de legalidade mais do que duvidosa, enquanto o "phishing", muito comum em anos anteriores, está em decréscimo, o que não quer dizer que o potencial comprador não deva estar atento a todo o tipo de truques e fraudes tão comuns nestes dias.

terça-feira, novembro 26, 2024

INEOS Grenadier, o sucesso na sucessão do Defender - 1ª parte

Quando a ideia do INEOS Grenadier surgiu, há perto de oito anos, na altura com intenções de ser uma cópia do Land Rover Defender clássico, e que evoluiu para um desenho próprio, com óbvias parecenças com o modelo que se propunha copiar, tivemos algumas dúvidas quanto à viabilidade do projecto, para o qual chegou a ser prevista uma fábrica em Estarreja.

Passados os anos de desenvolvimento e vencidas as dúvidas iniciais, é óbvio que o projecto alcançou o sucesso que os seus proponentes esperavam e que um desenho clássico, muito diferente da actual proposta da Land Rover, continua a ser válida, sobretudo quando, em muitos aspectos, estamos diante de um Defender clássico melhorado com recurso a novas tecnologias e dispondo de uma excelente motorização da BMW.

Obviamente, e apesar das parecenças e de seguir conceitos semelhantes, o Grenadier é um veículo completamente novo, projectado de raiz, e não uma simples evolução do Defender clássico, o que permitiu implementar características e funcionalidades distintas, para além de permitir o cumprimento da legislação e regulamentação mais recente, algo que, nos tempos de hoje, é absolutamente essencial para um veículo que se pretende de utilização universal.

Temos acompanhado o desenvolvimento dos Grenadier, bem como o seu aparecimento nos vários mercados, inclusivé o mercado nacional, que penaliza muito este tipo de veículo, equipado com um motor de 3 litros, para além da sua adopção por diversas organizações e entidades, que encontraram no produto da INEOS um sucessor para os Defender, o que demonstra que o sucessor proposto pela Land Rover não corresponde a muitas necessidades cobertas pelo anterior modelo.

segunda-feira, novembro 25, 2024

A ferramenta multifuncional Sanke Rescue Multitool - 2ª parte

1. Alicates padrão
2. Cortador
3. Cortador ou descarnador de fios
4. Lâmina Longa Faca
5. Chave de fendas pequena
6. Chave de fendsa média
7. Arquivo metálico do prego
8. Régua
9. Serra/removedor de anzóis
10. Lâmina Curta Faca
11. Chave de parafusos Phillips, incluindo 11 chaves
12. Abridor de latas
13. Abridor de garrafas
14 a 24. 11 terminais diferentess para chave de fendas

Não obstante a polivalência e a utilidade de muitas destas ferramentas, algumas são demasiado pequenas para muitas tarefas, outras, pela técnica de construção utilizada, não tem a resistência e rigidez inerentes a uma ferramente dedicada a esse fim específico e feita numa única peça ou recorrendo a componentes sem mobilidade, o que não quer dizer que esta ferramenta multifuncional não seja perfeitamente utilizável, desde que com os cuidados inerentes à sua concepção e tendo consciência das suas vulnerabilidades.

Este tipo de ferramenta, fácil de transportar, é particularmente útil em actividades na Natureza, mas também para pequenas reparações, para autodefesa ou sobrevivência ou no socorro, podendo substituir diversos utensílios, tendo uma excelente relação entre o preço e a qualidade e uma óbvia utilidade nas mais diversas situações ou circunstâncias.

domingo, novembro 24, 2024

Novas versões do "Olá mãe" - 1ª parte

Nos últimos meses têm surgido algumas variantes novas do conhecido esquema de fraude popularmente designado por "olá mãe", frase pela qual começa uma mensagem destinada a enganar o receptor, fazendo-o o crer que um filho necessita de ajuda financeira urgente e pedindo uma transferência ou pagamento a ser realizado no menor espaço de tempo possível, usando diversos argumentos para aumentar a pressão.

Já foi denunciado, inclusivé pela própria Ordem dos Médicos Veterinários um esquema que passa pelo contacto com quem colocou um anúncio de um animal perdido, afirmando tratar-se de um veterinário, que recolheu o animal ferido e é necessário um tratamento urgente para o salvar, o que só pode ser efectuado após um pagamento.

A Ordem já informou que nenhum veterinário pede um pagamento antecipado nessas situações, fornecendo vários conselhos para verificar a veracidade do conteúdo do contacto, que passa desde a verificação do nome e cédula profissional através do "site" da Ordem, de um contacto com a clínica ou pelo pedido de uma foto do animal em causa, mas este é apenas um dos esquemas actualmente em uso.

Também sugerimos que, caso seja dito que o animal está numa clínica, que seja lido o "chip", actualmente obrigatório em cães e gatos domésticos, o que pode ser feito em qualquer clínica, mas que, na maior parte dos casos, os burlões serão incapazes de fazer por não disporem do equipamento de leitura, e menos ainda ligar o número constante do "chip" à base de dados que relaciona o número com o proprietário.

sábado, novembro 23, 2024

Blusão contra a chuva por 5 Euros - 2ª parte

Naturalmente, a escolha do tamanho correcto é essencial, com diversos fornecedores a fornecer tabelas de tamanhos, com medidas, o que permite ultrapassar as dúvidas com os tamanhos chineses, sendo de escolher um tamanho que permite usar outra roupa sob este blusão, nunca esquecendo que este oferece uma protecção térmica muito limitada.

Por outro lado, e para quem pretenda, este tecido, com características anti-estáticas, é muito fácil de estampar, o que permite a organizações personalizá-lo facilmente e por um preço módico, o que permite distribuir aos seus colaboradores uma peça de vestuário que os proteja da chuva por um preço baixo, sendo, também, possível utilizá-lo para efeitos de marketing ou publicidade.

Mesmo quando usado durante algum tempo, salvo situações de maior esforço físico, este blusão mantém-se confortável e protege bem da chuva, mesmo durante períodos de exposição prolongados, mas o facto de ser transpirável não lhe confere as mestas características de um produto em plástico, que, oferecendo uma maior protecção contra a chuva, não oferece o mesmo conforto e mantém o suor e humidade no interior.

Para quem precisar de um vestuário de protecção contra a chuva, sabendo que pode ser utilizado na maioria das estações do ano, e que pode ser usado sobre outro vestuário, sem efeitos térmicos significativos, esta pode ser uma boa opção, justificando-se dispor de algumas unidades em veículos ou onde a sua necessidade seja previsível, algo que não se torna muito oneroso dado que o preço unitário fica pelos 5 Euros.

sexta-feira, novembro 22, 2024

"Black Friday" começa no Aliexpress

Começam hoje, dia 22, pelas 08:00, as promoções da "Black Friday" do Aliexpress, com diversos vendedores que integram a plataforma a proporem descontos, nalguns casos substanciais, a que acrescem descontos por patamar do valor da compra, constituindo uma alternativa a outras plataformas, como a Amazon, cujas promoções decorrem igualmente nesta semana.

Os descontos referentes ao valor da compra começam nos 3 Euros para compras no valor mínimo de 19 Euros e terminam nos 80 Euros para compras superiores a 499 Euros, sendo cumulativos com os descontos de cada item individual, o que significa que a percentagem total do desconto tende a ser muito substancial nesta época do ano, onde a proximidade da época festiva aumenta o volume de compras.

Naturalmente, será sempre de ter em conta o prazo de entrega, caso se pretenda que esta seja antes do Natal, aconselhando-se, nesse caso, a verificar os prazos e, eventualmente, a adquirir vários items, dado que, consolidando os portes, o Aliexpress tende a fazer um "upgrade" do método de transporte, do que resulta uma entrega muito mais rápida.

Apesar de estas promoções surgirem pouco após as que foram realizadas no "11/11", o que pode significar que muitas aquisições terão sido efectuadas nessa altura, o facto de as da "Black Friday" coincidirem com o pagamento do 13ª mês, ou subsídio de Natal, pode representar uma nova oportunidade de obter alguns produtos interessantes por um preço especialmente favorável.

quinta-feira, novembro 21, 2024

Blusão contra a chuva por 5 Euros - 1ª parte

Um blusão que adquirimos há anos e que, com a chegada do tempo chuvoso revela a sua utilidade, é o modelo leve e facilmente transportável que pode ser adquirido por perto de 5 Euros, incluindo IVA e portes, e que pode ser transportado dentro do bolso de uma peça de vestuário, pesando apenas 150 gramas e ocupando um volume muito pequeno.

Este blusão inclui dois na parte externa, onde se podem armazenar itens pequenos, como telemóveis, e dois bolsos de grande capacidade no interior, este blusão tem uma capacidade para transportar os objectos do dia a dia com facilidade, protegendo-os da chuva, podendo ser facilmente acondicionado na bolsa de transporte, incluída com o conjunto.

O tecido impermeável, 100% poliéster, que o fabricante designa por Lotus Leaf Waterproof Technology, protege bem da chuva e do vento, é repelente à água e seca muito rapidamente, oferecendo também protecção solar UPF 40, sendo resistente à abrasão, embora se possa rasgar com alguma facilidade, tendo o tecido uma resistência semelhante à da de um chapéu de chuva.

O blusão é confortável em termos de utilização, leve, ajustável, estando disponível em diversos números e cores, com um capuz de boas dimensões e um fecho éclair de qualidade razoável, adequando-se a um bom número de actividades ao ar livre, com algumas cores a serem particularmente visíveis, o que contribui para a segurança em diversos desportos.