domingo, maio 14, 2006

Apple lança software que permite usar Windows nos Macs


Image Hosted by Imageshack
Windows XP a correr em Mac Intel

A Apple lançou recentemente um novo software que vai permitir usar os programas do sistema operativo Windows, da Microsoft, nos computadores Macintosh.

O produto pretende tornar as máquinas da empresa mais atractivas para os consumidores, e já fez disparar as acções da Apple em mais de 7%.

O novo software, denominado "Boot Camp", permite instalar o Windows XP nos Macs com processador Intel Core Duo, e optar entre o sistema operativo da Microsoft ou o Mac OS X, da Apple, quando se inicia o computador.

O "Boot Camp" vai fazer parte da mais nova versão do Mac OS X, o Leopard, que será lançado em Agosto, mas já está disponível uma versão beta, para "download" gratuito durante um período limitado.

Numa nota informativa, o vice-presidente da Apple para a área de Marketing Global, Philip Schiller, a empresa "não pretende ajudar a vender o Windows, mas muitos consumidores expressaram interesse em trabalhar com o Windows no hardware de qualidade superior da Apple agora que usa processadores Intel".

No entanto, alguns observam que o "Boot Camp" da Apple só é compatível com o Windows XP, e não com o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista, que deve ser lançado no ano que vem, embora nada obste a que uma nova versão do produto da Apple seja compatível com a próxima versão de Windows.

Dado que os progamas geográficos ou de orientação, bem como alguns GPS que utilizamos serem apenas para Windows, a possibilidade de os utilizar em "hardware" Mac, abre um conjunto de possibilidades interessantes, alargando a estes computadores muitos dos recursos que antes lhes eram negados.

Sem comentários: