quinta-feira, maio 18, 2006

Google Maps e suporte de GPS


Image Hosted by ImageShack
Écran de Google Maps With GPS Tracker 2

O Google Maps utiliza o mesmo suporte de informação do Google Earth, mas dispensa a instalação de um programa, o que o torna mais lento mas unicamente dependente do "browser".

Desta forma, abrindo uma sessão de "browser", pode-se consultar mapas de todo o Mundo, independentemente da plataforma ou do sistema operativo utilizado.

Para que se possa utilizar o Google Maps é necessário, logicamente, uma ligação rápida à Internet, pelo que a sua utilização móvel obriga a uma conexão 3G/GPRS ou via WiFi.

Para acrescentar suporte de GPS, é necessário instalar um pequeno programa, o Google Maps With GPS Tracker 2, que permite receber informações posicionais e afixá-los num mapa móvel.

Este "software" requer a instalação do Microsoft NET Framework e um sistema operativo Windows, sendo o "download" gratuito.

Enquanto esperamos por uma versão do Google Earth com suporte GPS NMEA, esta poderá ser uma possibilidade de ter um sistema de orientação interactivo sem a necessidade de instalar nenhum dos programas tradicionais.

Sem comentários: