sexta-feira, maio 19, 2006

Governo compra dez helicópteros


Image Hosted by ImageShack
Eurocopter AS 350 B3, um dos vencedores

O Governo comprou dez helicópteros à Heliportugal para o combate aos incêndios florestais, cuja "Fase Bravo" começou dia 15 com a estreia do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

Os diplomas que determinam a aquisição de quatro helicópteros ligeiros e seis médios à "Heliportugal - Trabalhos e Transporte Aéreo, Representações, Importação e Exportação, Lda" já foram publicados em Diário da República, onde se pode ler que o Governo vai pagar 2.221.000 de euros pela aquisição de quatro aeronaves ligeiras, material de apoio e cedência temporária de aeronaves de substituição e 1.931 euros por hora de voo.

Os seis helicópteros médios e material de apoio operacional, cedência temporária de aeronaves de substituição e manutenção vão custar mais 42.152.298 euros, a que acresce 4.169 euros por hora de voo.

"Os meios aéreos de prevenção e combate a incêndios florestais existem para além dos três meses de duração normal dos contratos sazonais que têm sido celebrados", explicam os dois diplomas hoje publicados.

Para o Governo justifica-se esta aquisição pela necessidade da "detenção de meios próprios permite a sua utilização para missões diferentes da prevenção e do combate aos incêndios florestais, satisfazendo outras necessidades, tais como vigilância costeira, busca e salvamento, segurança rodoviária e outras missões de apoio às forças e aos serviços de segurança".

Esta adjudicação já foi por nós mencionada, bem como as questões legais que foram levantadas devido à opção pelos Kamov Ka32A, os quais não estão certificados para o transporte de passageiros, facto que referimos oportunamente.

Para além do modelo russo, o Eurocopter AS 350 B3 foi adoptado como helicóptero ligeiro, tendo sido preferido ao Agusta, de origem italiana e muito mais caro.

Sem comentários: