Uma luta desigual dias consecutivos
Os 5 feridos, um deles com traumatismo craniano, foram transportados para as urgências do Hospital Distrital de Évora, numa operação de evacuação demorada que obrigou ao uso de meios aéreos e terrestres e só ficou concluida após as 17:00.
Desde segunda-feira, pelo menos outros 7 bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, em operações de combate às chamas, sobretudo devido a quedas e cansaço.
Esta manhã continuavam envolvidos no combate às chamas, que foram dadas como circunscritas, 219 bombeiros, apoiados por 65 veículos, continuando a chegar reforços para um incêndio que, estranhamente, não consta do "site" do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Durante a noite, o progresso das chamas ameaçou povoações, levando as autoridades a elaborar um plano de evacuação, destinado sobretudo a crianças, idosos e doentes que possam ser mais afectados pelos fumos.
Entretanto, segundo o SNBPC, três incêndios estavam às 08:00 desta quinta-feira por circunscrever em todo o país, sendo o que lavra em Granja, concelho de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, o que mais preocupa os bombeiros.
Este incêndio, que lavra desde as 12:42 de quarta-feira, está a consumir uma área de mato em Granja e é combatido por 173 bombeiros, apoiados por 46 veículos.
Por circunscrever está também o fogo que deflagrou quarta-feira em Rabiscal, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, encontrando-se no local 30 bombeiros e oito veículos.
Também no concelho de Arcos de Valdevez, continua por circunscrever o incêndio que lavra desde terça-feira em Mezio, onde se encontram 15 bombeiros, apoiados por quatro viaturas.
O incêndio que deflagrou terça-feira em Lordelo, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, está circunscrito e no local encontram-se 26 bombeiros e oito viaturas.
Também já está circunscrito o fogo de Salgada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, mobilizando 79 bombeiros e 18 veículos.
Este acidente, leva-nos a equacionar mais uma vez a questão já abordada da gestão de efectivos e de reservas, dado que o esforço prolongado a que os bombeiros são submetidos, aumenta substancialmente o risco de acidente.
Também no sentido de minorar as consequências dos acidentes de viação, temos vindo a publicar uma série de textos sobre a construção de um "roll bar" universal, esperando ter brevemente um estudo defenitivo feito em AutoCad que permita a produção deste equipamento a um custo tão baixo quanto possível.
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