terça-feira, agosto 08, 2006

6 incêndios por circunscrever às 22:00


Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal em Portugal

O incêndio que deflagrou hoje de madrugada no concelho de Valongo e se estendeu ao de Gondomar já só tinha uma frente activa às 22:00 e mobilizava 378 bombeiros, apoiados por 114 viaturas.

Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), no combate a este incêndio, para além dos bombeiros, participou um pelotão militar e dois meios aéreos, um dos quais o aerotanque pesado russo Beriev Be-200.

De acordo com a governadora civil, durante as operações de combate às chamas, de manhã, registou-se "um pequeno acidente" envolvendo quatro bombeiros, dois dos quais sofreram "pequenas entorses" e os outros dois "ferimentos ligeiros".

Igualmente por circunscrever encontra-se o incêndio de Estremoz, na localidade de Vale de Infante Serra, que mobiliza 186 bombeiros e 53 viaturas.

Um incêndio, que deflagrou por volta das 16:00 desta segunda-feira, no Parque Natural da Serra da Estrela, em Seia, no localidade de Vasco Esteves de Baixo, estava a mobilizar 74 homens apoiados por 19 veículos e continuava por circunscrever.

Um incêndio em Santo Tirso, na localidade de Cancelo, desde as 14:30, continua sem controlo, estando a ser combatido por 37 homens e dez viaturas.

Outro incêndio por circunscrever está a lavrar em Paredes de Coura, na localidade de Ferreira, distrito de Viana do Castelo, estando a mobilizar 47 homens e 15 veículos.

Os dois últimos incêndios não circunscritos situam-se no Parque Natural da Peneda-Gerês, concretamente em Montalegre, em São Ane e Xertelo, estando a mobilizar respectivamente 26 bombeiros e seis viaturas e 28 bombeiros e sete viaturas.

Depois de um domingo que registou o maior número de ocorrências desde o trágico Verão de 2003, neste início de semana continuam a verificar-se quer um elevado número de novos incêndios, quer a persistência de fogos que já começaram no fim de semana.

Esta situação de prolongado esforço, é sempre a mais temida quer devido ao desgaste que dela resulta, quer devido a problemas logísticos, sendo nestas alturas que se verificam maiores dificuldades a nível de coordenação de meios e de comunicações.

Sem comentários: