quarta-feira, agosto 09, 2006

Incêndios continuam por circunscrever ao cair da noite


Image Hosted by ImageShack
Um avião ligeiro Dromadair: uma ajuda preciosa

Em mais um dia de temperaturas elevadas, o fogo continua a destruir a floresta portuguesa, com um total de 12 incêndios no território nacional, dos quais 7 ainda por circunscrever, combatidos por quase um milhar de bombeiros, segundo anunciou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, por volta das 17:30.

Em Valongo, 314 bombeiros, apoiados por 102 viaturas e um veículo de comunicações e três pelotões do Exército, combatiam um incêndio que começara pelas 06:00, e onde durante a manhã foi necessário evacuar pessoas da aldeia de Gens, enquanto o incêndio continuava ainda a destruir a Serra de Santa Justa.

Foram chamados bombeiros de outros distritos como Aveiro, Setúbal e Lisboa para ajudar a combater as chamas.

Ainda no distrito do Porto, em Penafiel, 53 bombeiros, com a ajuda de nove veículos, combatem as chamas na localidade de Ufe.

No mesmo distrito, no concelho de Santo Tirso, 36 bombeiros combatem um fogo em Rebordões e 30 outros estão num incêndios em Mourinha.

Continua activo um incêndio florestal em Salgueiro, no distrito de Aveiro, combatido por 91 bombeiros, apoiados por 26 viaturas e dois aerotanques.

Em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, mais de 100 bombeiros, auxiliados por 26 veículos, tentam controlar o fogo em Sezures.

No distrito da Guarda, em Vila Chã, no concelho de Fornos de Algodres, um incêndio que parecia pequeno acabou por alastrar e exigir a intervenção de meios aéreos, estando por circunscrever por volta das 22:00 e sendo combatido por 58 bombeiros com 15 viaturas.

Em Retorta, no concelho de Monção, Viana do Castelo, outro incêndio é combatido por 32 bombeiros.

Em Braga, no concelho de Fafe, a localidade atingida pelas chamas é Ribeiro da Lameirinha.

Continuam também por circunscrever as chamas em Sernados, no concelho de Monção, que mobilizam 11 bombeiros, enquanto na Retorta 27 bombeiros e sete viaturas combatem um incêmdio que começou de madrugada.

Finalmente, em Covão dos Porcos, no distrito de Santarém, um incêndio em mato mobiliza 59 bombeiros.

O fogo em Águeda, distrito de Aveiro, que teve inicio às 08:00 de hoje já foi circunscrito, assim como o incêndio de Estremoz, de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra e em Celorico de Basto, no distrito de Braga.

Temos também que mencionar o facto de a situação na Galiza continuar de extrema gravidade, tendo sido pedido auxílio às autoridades portuguesas no sentido de ajudar a combater as chams que também alastram no País vizinho, mas, dado que em Portugal os incêndios continuam com particular gravidade, não serão enviados meios aéreos, sendo, no entanto intenção do Governo português auxiliar os bombeiros galegos nesta luta através do envio de 66 elementos que incluem bombeiros, GNR e técnicos do SNBPC.

Com a manutenção do tempo quente, espera-se mais um dia complicado enquanto o esforço destes últimos dias começa fazer-se sentir nas corporações que se encontram há mais tempo a combater os fogos.

Este é o momento em que a gestão de efectivos e a logística começam a ser decisivos, de modo a poder rodar os efectivos, evitando um cansaço excessivo, de que resultam erros que muitas vezes dão origem a acidentes graves

Será pois, neste aspecto, que poderemos ver se de algumas das falhas sentidas em anos anteriores, houve o cuidado por parte do SNBPC de aprender as lições, evitando situações lamentáveis a que assistimos, onde bombeiros sem comer ou dormir há vários dias combatiam as chamas, correndo um risco absolutamente inaceitável.

Sem comentários: